TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eua Seculo 19

Dissertações: Eua Seculo 19. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  233 Visualizações

influência econômica, para aumentar sua influência no planeta. O país naquela época já se tornara uma potência industrial, e prova sua superioridade na Guerra Hispano-Americana de 1898, ao tomar Cuba, Porto Rico e Filipinas da Espanha. Além disso, anexa o Havaí e é influência determinante na independência do Panamá, então um província colombiana. É ali que pouco depois será construído oCanal do Panamá, uma via que liga de modo eficaz os oceanos Atlântico e Pacífico. A Zona do Canal, que inclui o canal e áreas circundantes, ficará em posse dos Estados Unidos de 1903 a 1999.

As duas guerras mundiais contribuem definitivamente para o enfraquecimento das potências europeias e o crescimento dos EUA, que saem vencedores dos dois conflitos, sem ter seu território ocupado em qualquer ocasião. A partir daí, o imperialismo se torna um veículo para recrutar outros países e fazer frente à nova ameaça do período da Guerra Fria, a União Soviética. Com o colapso desta, os EUA experimentam um período como potência hegemônica, chegando ao ponto de promover até guerras preventivas, ou seja, ataques a países onde há séria contestação às políticas norte-americanas e seus interesses.

Atualmente, em momento de crise econômica global e de contenção de gastos, os EUA procuram exercer sua influência de modo mais discreto, sem despertar grande reprovação da opinião pública em geral.

Bibliografia:

Imperialismo norte americano resumo. Disponível em: < http://www.zun.com.br/imperialismo-norte-americano-resumo/>.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com