TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exércicios de história sobre capitalismo industrial

Por:   •  17/4/2016  •  Exam  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 2

1- País pioneiro da primeira revolução industrial?

Resposta: Inglaterra (país).

2-Por que é chamado de Grã-Bretanha? E Reino Unido?

Resposta: Os três países estão situados na ilha da Grã- Bretanha. O Reino Unido tem países da Irlanda e Grã-bretanha.

3- Qual era a principal fonte de energia utilizada nesta fase?

Resposta: Carvão mineral ( máquinas a vapor).

4-Qual foi a essência desse sistema?

Resposta: O comércio ( mercado).

5- Está fase estendeu-se até quando? Cite as potências desta fase.

Resposta: De mil setecentos e cinqüenta a mil oitocentos e oitenta .Alemanha, EUA, Japão, Inglaterra, França , Canadá , Itália e Bélgica.

6- Explique a doutrina do liberalismo.

Resposta: Criticava o absolutismo e marcantilismo. Ela defendia no plano político a democracia representativa a independência dos três poderes e a liberdade do indivíduo .

7- Por que a escravidão entrou em decadência ?

Resposta: o trabalhador assalariado além de apresentar maior produtividade que o escravo, tem renda disponível para o consumo. Por isso, entrou em decadência .

8- Cute seis características positivas e seis negativas do capitalismo industrial.

Resposta: características positivas : fim da escravidão , independência das colônias , geração d empregos, aumento da renda, mão de obra melhor, a expansão das redes de transporte terrestre. Características negativas: sem leis, exploração infantil,muitos acidentes no trabalho , sem remuneração adequada, exploração trabalhista, carga hilária excessiva.

9- Explique o desenvolvimento desta fase.

Resposta: nas primeira década do século XVIII o reino indo da gran bretanha comandou uma grande transformação no sistema de produção de mercadorias nas organizações das cidades e do campo e nas condições de trabalho o que caracterizou a revolução industrial um de seus aspectos mais importantes foi o aumento da capacidade de transformação da natureza por meio da utilização de máquinas hidráulicas e a vapor.

10- pesquisar o conceito de mais valia e exemplificar.

Resposta: mais valia é a expressão do âmbito da economia criada por karl marx que significa parte do valor da força de trabalho dispendida por um determinado trabalhador na produção q que não é remunerado pelo patrão. Também pode ser classificada como o excesso de recita em relação a despesas.esta teoria marxista e uma clara crítica em relação ao capitalismo indicando a exploração capitalista dos trabalhadores pois os salários pagos eram uma pequena porcentagem do valor equivalente ao que era produzido. Está teoria foi usada por vários membros do proletariado como objetivo de receberem melhores salários . Pode também ser qualificada como adiferenc entre o salário recebido por um funcionário e o valor do trabalhador que produziu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com