TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DO LIVRO O QUE É CIÊNCIA

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.331 Palavras (10 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

CAMPUS ERECHIM

CURSO DE HISTÓRIA

NATHANAEL TONIAL BERNIERI

INICIAÇÃO Á PRATICA CIENTÍFICA

LIVRO O QUE É CIÊNCIA

ERECHIM

2018

“Esses conhecimentos são familiares ao senso comum. Qualquer ouviu falar neles e tem condições para conferi-los. Mais inda, a grande maioria poderá explicar por que eles acontecem.” (pg.11).

As pessoas podem explicar todo e qualquer fato que tenham conhecimento, não quer dizer que elas estejam erradas, isso se denomina de senso comum. O senso comum pode ser realizado por qualquer pessoa q explique um fato do jeito q ela sabe. A ciência, em suas diversas áreas, explicam o mesmo fato de uma maneira mais aprofundada, mostrado dados, estatísticas, pois e realizado um estudo minucioso em cima deste fato em questão. Isso se denomina de conhecimento cientifico, que explica fatos com mais clareza, se aproximando mais da verdade sobre aquilo que é colocado em pauta.

“O traço que marca a diferença entre o cientista e o não cientista é o processo de obtenção, justificação e transmissão de conhecimento.”(pg.13)

O cientista sempre vai buscar a maior proximidade da verdade sobre um assunto, sedo assim ele usa qualquer forma de conhecimento que estiver ao seu alcance, para isso ele, se possível, reconstitui o fato, busca através de pesquisas em livros, ou por meio de entrevistas, chegar a uma conclusão “logica”, ou a mais próxima da verdade. Pessoas comuns tem o conhecimento que é passado de geração em geração, não busca se aprofundar muito naquilo, pois já tem  que precisa saber, e nem sempre esta errado, mas não serio o certo, pois tem todo um contexto por trás daquilo que se sabe, como por exemplo, muitas pessoas guardam resto de comida no forno do fogão, e requentam até que se “saiba” que aquela comida não estragou, já se fosse no conhecimento cientifico, seria optado por colocar na geladeira, pois com os alimentos resfriados o concervamento e melhor. Essa é a diferença entre  conhecimento cientifico ou senso comum, apenas o aprofundamento dos dados, não quer dizer q um esta certo e o outro errado, mas sim, que um tem mais informação e consegue se chegar mais próximo ao certo do que outro

“Contudo, nem todos os fatos pertencem ao mundo físico, químico ou biológico. Por exemplo, a psicologia é uma ciência cujos campos de interesse são a mente, o inconsciente, os conflitos humanos, etc.”(pg.17)

Nem toda pesquisa é baseada apenas naquilo que se pode tocar, ou ver, várias outras pesquisas são feitas, como a psicologia, que estuda a mente, mostrando o porquê cada individuo tem determinada ação, sendo posto em determinada situação, denominando assim o porquê ele teve aquela reação, pois cada individuo tem um reação diferente colocado na mesma ação.

“Então, há uma primeira divisão possível entre as ciências: as naturais e as humanas.”(pg.17)

Foram dividido as ciências em duas partes, as ciências humanas, que elas estudam as pessoas, a sociedade em geral, para poder explicar conflitos sociais, determinados comportamentos dentro da sociedade, o porquê a sociedade foi criada, a forma de cada região tem seu método de vida, as diferenças sociais dos povos, e a diferença dos diversos povos, sociedades e indivíduos ao lingo da historia, e tentam explicar como e porque se esta formada a sociedade desta forma. N outro lado, esta as ciências, todas em geral, a física, a química, a matemática, e em alguns casos também entra o português. Todas essas em busca da verdade “maior”, no caso, tentando se aproximar mais do que serio o certo, sendo assim, estando, em parte, acima das ciências humanas.

“É um habito, entre os filósofos da ciência, diferenciar as ciências factuais em duas grandes áreas: naturais e as ciências humanas.”(pg.26)

Há diferença entre as duas e o seu campo de estudo, uma estudo toda a sociedade sua construção, mostrando como tudo começou de vários pontos diferentes, como agiam cada sociedade e seus contextos, já a outra busca por meio de pesquisas a sua própria verdade, que por ela é denominada a verdade, pois por seus métodos de pesquisas, conseguem ir mais a fundo de determinado assunto que se estuda, e não ficam apenas nos senso comum, mas sim na sua própria pesquisa.

“Como as duas áreas, a das ciências naturais e das ciências humanas, são ciências factuais, parece necessário explicar o porquê da divisão.”(pg.29)

        A divisão entre as duas, se da pelo fato do estudo, as naturais tem um método de estudo muito mais aprofundado, buscado obter muitos dados e provando assim com certeza o que se esta seno analisado, já as humanas tem um conceito de q tudo pode ser mudado, que a verdade é apenas temporária, que vai aparecer outra e melhorar o estudo, e também estudo mais a sociedade em geral, mais especificamente o homem e seu comportamento.

“Essas propriedades especificas das ciências humanas têm algo diferente das propriedades relevantes para as ciências naturais. O homem é um ser pensante e afetivo: ele tem uma forma ‘superior’ de inteligência, tem emoções que influem em suas atividades e tem a capacidade de transformar o mundo.”(pg.29)

O homem tende a pensar e desenvolver aquilo que é preciso, tudo se se mostra necessário para facilitar um meio, o homem desenvolve, e para isso ele usa o método cientifico, para ter uma clareza e um jeito certo de ter êxito naquilo que se quer.

“Uma das diferencias entre a ciência e outras formas de conhecimento é a existência de uma organização logica entre as afirmações que constituem uma teoria cientifica, e a possibilidade de justifica-las.”(pg.31)

Essa diferença se da pelo motivo que nas humanas tudo pode mudar, se foi construído pode ser descontruído, mostrando que tudo aquilo q se sabe pode mudar, que a verdade é verdade até que se prove outra verdade, já para a ciência, o estudo aprofundado garante a verdade, se prova a “verdade verdadeira”, apenas com um estudo aprofundado, com um dissecação completa daquilo que se argumenta pode garantir a verdade.

“A linguagem para expressar as teorias cientificas é a da logica e da matemática.”(pg.34)

Como a matemática é a mãe das ciências, e com ela q se faz o aprofundamento dos estudos, com cálculos, formulas, apenas assim se chega a um resultado satisfatório, e é com ela, senso a base das ciências, que se determina o certo ou errado

“As etapas do método na área da descoberta são, geralmente, observações, registros de dados, medição, comparação de descrições, etc. Contudo, essas observações não são irracionais. Por exemplo, talvez muitos doentes tenham febre alta, mas outros não. Dever-se-á então estudar se essa febre é produzida pela doença, ou se por acaso esses pacientes estão também atacados por outros problemas de saúde.” (pg.35)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com