TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EJA TEMAS PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS

Por:   •  13/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.765 Palavras (12 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 12

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EJA

        TEMAS PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS        

Acadêmicas:

Elisangela Ribeiro Klauber

Francieli Batistel

Leticia Lana Rosa

Marina Kremer

Tutora Externa: Patrícia Kath

Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI

Curso: PED1593 – Seminário Interdisciplinar

27/06/2019

RESUMO

A educação de jovens e adultos nos faz refletir sobre o mundo que temos e o mundo que realmente queremos e que juntos podemos construir, e qual artifício nós professores temos para lapidar  nosso atendimento levando em conta as necessidades e anseios do educando sem esquecer de toda experiência de vida que este traz consigo, usando exemplos do cotidiano desse aluno fará com que favoreça a sua atenção e isso favorece o aprendizado. A alfabetização de jovens e adultos dá a essas pessoas autonomia uma visão de mundo e de sociedade desconhecida. Enfatizar o papel do professor como mediador do conhecimento é de estrema importância, pois são eles os responsáveis por fazerem os adultos se sentirem confortáveis proporcionando superação, conhecimento, tornando-se uma pessoa critica no ambiente escolar, que seja um ambiente propício para adultos e não se torne infantilizado, tendo uma postura diferenciada com cada faixa etária. Falar sobre a modalidade de ensino da EJA que vem contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento de jovens e adultos, e quais os métodos usados para o sucesso desta modalidade de ensino, a mudança que traz para a vida dos alunos terem um grau a mais de estudo, e as reflexões acerca da alfabetização de jovens e adultos.

Palavras-chave: Planejamento, Método, Professor.

1INTRODUÇÃO

Pode se dizer que educação, e aprendizado é tudo que nos rodeia, seja formal ou informalmente.

Neste abordou-se as necessidades dos adultos de terem uma continuidade ou um ingresso na escola com formações básicas, ressaltando os benefícios de ser alfabetizado, e as várias oportunidades que isso pode trazer para a vida das pessoas. A importância do EJA em um ensino de qualidade para jovens e adultos que por algum motivo, não conseguiram estudar no tempo regulamentar da escola, e por isso buscam retornar a escola para ter um melhoramento na qualidade de vida. Relata as dificuldades que passam para que possam voltar para a escola, tendo que trabalhar e estudar a noite cuidando da casa dos filhos e trabalhando diariamente.

As formas de ensinar, os métodos utilizados pelos professores, o papel do professor perante esses adultos que buscam uma nova forma de vida. O professor é um veículo de criatividade de esforços, que leva para a sala às novidades as motivações para que eles achem todos os dias forças para continuar os estudos e se esforcem para que consigam cumprir todas as suas tarefas diárias e não desistam da escola, e na medida do possível possa levar para seus alunos o conhecimento necessário e os esclarecimentos das dúvidas dando assim um conhecimento de qualidade, aconselhando-os, e respeitando as dificuldades de cada um.

 Os ambientes diferenciados, e as diferenças entre ensinar crianças e de ensinar adultos. Com as limitações de material adequado e a dificuldade de permanência dos alunos até o fim do ano letivo, sendo assim o professor deve utilizar de várias estratégias para que as aulas tenham a mesma qualidade de ensino que tem na escola com crianças, sem perder o interesse dos alunos.

  Fazendo uso dos conhecimentos que os alunos trazem consigo o professor tem a possibilidade de melhorar suas aulas, e de fazer com que ela seja voltada ao dia a dia dos alunos, dando prioridade aos assuntos mais utilizados diariamente por eles, dialogando e dando liberdade e segurança para que possam se expressar, o professor pode planejar aulas criativas e do interesse dos alunos, pois eles não se interessam por assuntos que fujam a sua realidade.

A EJA é a modalidade de ensino mais procurada por jovens e adultos que querem voltar a escola justamente pelo fato do tratamento recebido pelos professores ser diferenciado, com muita respeito e sem preconceitos.

Apesar de ter muitas coisas que devem ser mudadas e melhoradas temos muito a nos orgulhar, pois muitos adultos melhoraram e estão melhorando suas vidas por causa da dedicação de professores que mesmo com limitações conseguem levar um conhecimento de qualidade para seus alunos, e a exemplo dessa é que deve-se buscar qualificar suas aulas para o bem de seus educando, cada um fazendo sua parte para que aja o melhoramento de vida para essas pessoas que buscam a EJA.

2 A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

A educação de Jovens e Adultos (EJA), foi criada para beneficiar jovens e adultos que não puderam estar em uma escola, por motivos diversos abandonaram a escola, onde não conseguiram estudar em idade adequada. No capítulo II, seção e artigo 37 da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n 9.394/96 está determinado que; “A educação de Jovens e Adultos será destinada aqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudo no ensino fundamental e médio na idade própria” (BRASIL,1996). Essa lei veio para reforçar a educação dos alunos e excluir a marginalização social enfrentada pelos mesmos, que a maioria se encontra fora das instituições escolares.

As escolas deverão dar oportunidades educacionais apropriadas aos estudantes da EJA, e com o retorno desses alunos as salas de aula, tanto a escola como os professores tem grandes desafios: precisam ofertar uma educação de qualidade que para que os alunos permaneçam em sala de aula, assim combatendo a evasão escolar. O educador da EJA precisa refletir sobre sua prática educacional constantemente, sempre com o intuito de melhorar cada vez mais seu fazer docente. Por esse motivo ele (professor) necessita de:

Ser um leitor de si mesmo, refletindo, sistematicamente, sobre a sua prática, o seu fazer pedagógico; o que sabe e o muito que desconhece as suas contradições enquanto educador, os seus receios e inseguranças; para que possa vislumbrar as suas faltas e buscar suprí-las. É partindo desta leitura, leitura crítica de si, que poderá, em exercício concomitante, executar a leitura do mundo que o cerca. (MACHADO; NUNES, 2016, p.55)

Diante disto nos perguntamos: Como os professores trabalham a alfabetização e o letramento de jovens e adultos? Mas o que é alfabetização? Que saberes trazem de sua formação inicial e que está relacionado diretamente com a EJA?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (186.4 Kb)   docx (139.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com