TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA AMAZÔNIA

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
Curso: Gestão Pública e Desenvolvimento Regional
Profa. : Andréa Leão
Acadêmica: Monique Evellyn Silva Bastos
Data: 26/01/2018

“FORMAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA AMAZÔNIA”

Resumo do Texto 07 da discussão feita por Mello (2003):

Desde a descoberta da Amazônia e da consciência do que ela representa muitas foram às estratégias utilizadas para a exploração da mesma a fim de gerar lucros, e em muitos anos houve incentivo para a produção no território amazônico e claro acabaram acarretando consequências como o aumento do desmatamento e a disputa desenfreada por terras. Os grandes investidores até então não se viam em nenhum paradoxo diante da exploração da Amazônia, porém com o tempo se viu necessário reaver as praticas e começou a surgir às teorias voltadas a exploração sustentável do meio ambiente, e isso significa de alguma maneira perda de lucros e muitas empresas se viram na necessidade impedir as práticas sustentáveis ou encontrar brechas para burlarem leis voltadas para a proteção ambiental da Amazônia.

Mesmo com as praticas de politicas publicas setoriais e de desenvolvimento para as regiões periféricas em torno da Amazônia, os problemas a cerca da utilização dos recursos não deixam de existir, em muitos momentos até se intensificam. Novos agentes entram nesse cenário para produzir e buscar soluções que cheguem mais próximo do equilíbrio entre a conservação e a exploração da Amazônia. A área de conservação indígena e de preservação ambiental é uma tentativa de manter uma parte intacta desse ecossistema, que segundo pesquisadores são áreas que precisam estar nessa condição, mas nem sempre é assim, novamente entra os empresários, fazendeiros que mesmo ilegalmente tentam se apropriar dessas áreas, expulsando seus moradores para que possam dar continuidade aos seus empreendimentos.

De outro lado temos a área que e possível ser utilizada para a exploração, porém o desenvolvimento que deveria vim acompanhado com essa utilização demora a aparecer, pois é aquela história do querer ter sem dar nada em troca. Apesar dos avanços e da conscientização para que muitas empresas adotem serviços sustentáveis, ainda há falhas seja por problemas de logística, falta de estradas, mas o desenvolvimento de fato ainda está longe da região amazônica, que por ser tão rica deveria estar em uma posição privilegiada em relação a outras regiões do Brasil. O que podemos notar é um grande desperdício de potencial econômico e de crescimento para a população amazônica. É possível o desenvolvimento econômico caminhar com a sustentabilidade se formos racionais e satisfeitos com os lucros já obtidos, se só utilizamos de maneira desenfreada, só restará resultados negativos depois. Não devemos vislumbrar a Amazônia como uma fonte de recursos inesgotável, porque apesar de sua grandiosidade ela é não é infinita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com