TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  28/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ

CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

PROFESSORA: JACICLEIDE FERREIRA TARGINO DA CRUZ MELO

DISCENTE: ÍTALO MATHEUS LACERDA FERNANDES

ANO/SEMESTRE: 2017-1

AVALIAÇÃO DA 3ª UNIDADE

ANÁLISE DO PERFIL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA: UM ESTUDO A PARTIR DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

CAICÓ-RN

ANÁLISE DO PERFIL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA: UM ESTUDO A PARTIR DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é elucidar os aspectos trabalhados por um professor em sala de aula. Sua metodologia de ensino, prática pedagógica, contextualização, que tipos de recursos usa, entre outros aspectos. Os pontos aqui abordados esclarecerão os referentes supracitados, mencionando também o entendimento do entrevistado por concepção tradicional de ensino de história e o que ele considera necessário para superar o ensino tradicional da história.

APORTES TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

        A metodologia usada pelo professor é simples e clara. Este , por sua vez, utiliza de recursos didáticos próprios, não utilizando os disponibilizados pela escola. O professor seleciona e leciona o conteúdo que mais lhe for conveniente, dispensando assim o conteúdo estabelecido como base pela escola. O mesmo leva pequenas apostilas, slides, nos mais diversos conteúdos. Sua comunicação é objetva, conseguindo transpor para os alunos de forma muito bem entendida por estes, passando firmeza e dominância do conteúdo. A didática pedagógica é utilizada na contextualização do conteúdo, fazendo assim com que o entendimento dos alunos torne-se mais claro, de uma forma criativa e inteligente.

          O professor incentiva os alunos a pesquisar o conteúdo que será dado na próxima aula, para que quando chegarem em sala, já estejam carregados de algum tipo de conteúdo e conhecimento sobre o assunto, mesmo sem conhecimento e explicação prévios. Este, após os relatos dos alunos, tira suas dúvidas e explica de forma concisa, chegando até o ponto de correção de informações mal passadas, muitas vezes pesquisadas na internet é uma categoria de análise emergente no contexto das pesquisas na área de educação.

ANÁLISES DOS DADOS: RESULTADOS E DISCUSSÕES

Na conversa com o professor, obtive o relatório referente aos alunos, como comportamento, que muitas vezes dificulta o procedimento da aula devido a alguns alunos que não colaboram com o andamento da aula. O professor relata também as péssimas estruturas fornecidas pelo sistema público de educação, que sem dúvidas influencia e é extremamente prejudicial ao aprendizado dos alunos.

O professor utiliza como procedimento base, apostilas, com conteúdo criado por ele mesmo. Utiliza-se também slides, para facilitação do explicitado pelo professor.

O professor é claro e suficientemente objetivo em todas as suas falas, sem ser redundante e repetitivo, somente quando não há total compreensão do falado, há a nova explicação, desta vez, de forma diferente, para um entendimento bem sucedido.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O professor não é muito velho, mas bem jovem. Este aspecto influencia diretamente em seus métodos pedagógico metodológico, e seus meios de comunicação com seus alunos, tendo em vista que os métodos mais antigos eram mais ortodoxos, sem tanta espotaneidade e seguindo firmemente o plano estabelecido pela instituição. Há também a "revolução tecnológica" que influencia também fortemente nos resultados obtidos pelos alunos, como clara compreensão, o estabelecimento da compreensão bem sucedida, entre muitos outros aspectos que tornam a aula interessante tanto para o aluno como para o professor, que facilitam o entendimento, e a explicação para o ministrante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com