TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia E Trabalho Nas Restruturações Produtiva,ausência De Política De Emprego E Deteriorização Das Condições De Vida

Artigos Científicos: Familia E Trabalho Nas Restruturações Produtiva,ausência De Política De Emprego E Deteriorização Das Condições De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho individual

Tema

Família e trabalho nas reestruturações produtiva,ausência de política de emprego e deterioração das condições de vida.

Introdução

Este trabalho aborda o assunto da Família na contemporaneidade e sua relação com o trabalho ,a divisão do trabalho e como a mulher se estabeleceu no mercado de trabalho.Seu objetivo e fazer com que o leitor note a diferença entre o Mundo moderno e o mundo contemporâneo sobre os temas estudados abaixo.

A Divisão Social do Trabalho

Esse assunto sobre a Divisão Social do Trabalho se encontra em diversas áreas de conhecimentos como; economia, sociologia,antropologia,historia,etc

Genericamente se da as diferentes formas que os seres humanos,ao viverem em sociedade históricas produzem e reproduzem a vida.

A divisão do trabalho e a base da estrutura social de mercadorias especializadas que se dividem em industrias, empresas e empregados e dos trabalhadores,ou ê a divisão técnica de tarefas .

Antes da fabricação centralizada indivíduos especializados na producao ,comercializavam seu produto final com o produto final feitos por outros indivíduos.

Tanto em comércios de especializações dentro de uma comunidade ex; alfaites, ferreiros,agricultores etc,ou em comercio de comunidades inteiras em contato uma com a outra ex; uma fabrica roupas, outra comunidade faz ferramentas e outras comidas ,elas trocam entre si .

A divisão de trabalho aumenta a produtividade, pois o individuo pode produzir um produto que tenha uma vantagem coperativa e comercializar este produto com indivíduos que não podem produzi-lo eficientemente por produtos que eles precisam.Esta divisão cria mercado de cambio e preços comparando o custo e o tempo para fazer cada produto. Corresponde a especialização de tarefas com funções especificas com finalidade de dinamizar e otimizar a produção industrial. Ela e derivada principalmente do crescimento do comercio e do capitalismo e impulsionada pela intensificação da producao industrial.

Essa divisão favorece a vida em sociedade, pois cada individuo tem sua função na estrutura social, desempenha algo que e necessário e útil para si e para os outros.Mas também tem um lado ruim ,ele ocasiona o aparecimento de trabalhadores alienados quanto ao processo de produtivo.So sabe produzir deterrninada coisa ,é limitado.O ideal e as empresas ter funcionários capacitados distintamente, o que favorece a flexibilidade funcional.

As Relações Familiares na Contemporaneidade

A Família participa dos dinamismos próprios das relações sócias e sofre as influencias do contexto político, econômico e cultural no qual esta imersa. A perda de valores e modelos da tradição e a incerteza a respeito das novas propostas que se apresentam, desafiam a família a conviver com certa fluidez e abrem um leque de possibilidades que valorizam a criatividade numa dinâmica do tipo tentativa de acerto ou erro.

A Família contemporanea caracteriza –se por uma grande variedades de formas que documentam a inadequação dos diversos modelos da tradição.A Família Patriarcal estudada por Freyre que se afirmou no contexto rural,entra em crise com o surgimento de novos modelos de comportamentos que regulam relações entre os sexos e as relações de parentescos.Por outro lado ,em algumas regiões e nas classes sócias menos escolarizadas e exposta as mudanças culturais, sobrevivem valores que não possuem legitimidade social,sendo reduzida a possibilidade de que se reproduzem nas gerações.

Antigamente o casamento era arranjado pelos pais,o casal firmava compromisso de construir sua família , o pai no papel de provedor e a mãe como dona de casa com a responsabilidade de cuidar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com