TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - O incesto nas leis de levítico

Por:   •  27/11/2018  •  Resenha  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento de História Antiga I

Nome: Marcelino Valencio Junior

Professor: Dominique Vieira Coelho dos Santos

FURB Universidade Regional de Blumenau

Blumenau, 04 de junho de 2018

1) Referência: LOBOSCO, R. L. “Código” de Hammurabi, Família e incesto na Babilônia Antiga. In: LOBOSCO R. L. O incesto nas Leis do Levítico. 2007. 211 f. Tese (Doutorado em Teologia) – Departamento de Teologia, Pontífice Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

2) Ricardo Lengruber Lobosco é formado em Teologia pelo Instituto Metodista Bennett (1995), e em História pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (1998). É Especializado em Teologia e Ministério pelo McCormick Theological Seminary (1998) e em Administração Escolar pela UCAM (2011). É Mestre (2002) e Doutor (2007) em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É pastor na Igreja Metodista, onde atuou como presbítero ativo nomeado em igrejas na região metropolitana do Rio e no interior do estado. É, desde 2000, docente do Seminário Metodista César Dacorso Filho, onde leciona disciplinas de Exegese e Teologia do Antigo Testamento. Além disso, é professor na Universidade Cândido Mendes (Nova Friburgo), onde leciona disciplinas propedêuticas (Filosofia, Filosofia do Direito, Ética e Teoria da Justiça). Além disso, atua na direção do Educandário Miosótis em Nova Friburgo. E é coordenador do Polo da Universidade Metodista de São Paulo em Nova Friburgo. Atuou no Centro Universitário Metodista do Rio (Bennett), na Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, na Universidade Metodista de São Paulo e na Universidade Estácio de Sá. Foi Secretário Municipal de Educação e Subsecretário Geral de Governo em Nova Friburgo. Atua no Conselho Municipal de Educação de Nova Friburgo; no CONSEG, Conselho de Segurança; e no CODENF, Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica - ABIB - e émembro da Academia Friburguense de Letras. Tem diversos artigos e livros publicados nas áreas de Educação, Políticas Públicas e Religião.

3) A escrita jurídica cuneiforme

4) Escrita; cuneiformes; mesopotâmia; incesto; código de Hammurabi, lei.

5)

‘Código’ de Hammurabi, Família e Incesto na Babilônia Antiga

A pesquisa sobre as coleções cuneiformes

O exercício do Direito na Mesopotâmia Antiga

Sistema judiciário – funções e organização

Procedimento judiciário

Etapas do Desenvolvimento da Escrita Cuneiforme

A Babilônia no início do século XIX a.C.

Hammurabi e a sua legislação

A sociedade babilônica na época de Hammurabi

As “relações familiares” na Mesopotâmia antiga

Análise literária dos §§ 154 – 158 do CH

Texto cuneiforme e tradução

Comentários

6) Dando uma introdução sobre os códigos de leis, gênero literário do antigo oriente próximo e sistema judiciário, nos é apresentado o código de Hammurabi e a influência dele nas sociedades antigas e atuais. Apresenta a problematização do incesto, como ele era visto e punido pela babilônia ao ver do código de Hammurabi, ao mesmo tempo que questiona o livro de Levítico pelo fato de haver um silencio sobre o tema de incesto de pai e filha.

7) Código de lei é um gênero literário encontra no antigo oriente próximo.

Justiça e direito tiveram sua importância na sociedade mesopotâmica, sendo eles bem documento pelas escritas cuneiforme.

Código de lei, foram usados pelas próximas civilizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com