TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de texto para a aula de “Ciênca, Tecnologia e Sociedade”

Por:   •  26/10/2017  •  Resenha  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento de texto para a aula de “Ciênca, Tecnologia e Sociedade”

- Originalmente, surgiram os artesanatos – sem divisão de atividades, sendo estas manuais – então, veio a manufatura – com uma primitiva divisão de trabalho e, atividades manuais – e por fim, surgiu a indústria com divisão de atividades e inserção de máquinas.

- 1ª. RI Não tem fusão entre técnica e ciência. Quem produzia a técnica era a burguesia. A ciência era produzida pela nobreza e igreja devido ao conhecimento ser restrito á eles.

- Inovações: máquina à vapor (motor à combustão indireta) e tear mecânico.

- Ocorreu de 1750 a 1850 na Inglaterra principalmente e teve o carvão mineral como base energética devido à sua abundância neste país. A burguesia inglesa tinha acumulado capital com o comércio colonial durante o período do mercantilismo. O acesso ao poder por parte da burguesia inglesa fez com que o processo de desenvolvimento econômico se acelerasse.

- As grandes transformações geográficas que a Inglaterra passa no período do século XVIII, como os “enclosures”, também conhecido como “cercamento dos campos”, em que muitos camponeses foram expulsos das terras onde eles trabalhavam pela nobreza, abarrotou as cidades inglesas de força de trabalho extremamente barata para as indústrias. Ou seja, quanto mais camponeses migravam para a cidade, mais a burguesia lucrava com esses salários baixos e as péssimas condições de trabalho. Todas essas condições mostram como a burguesia industrial inglesa tinha poder sobre a classe trabalhadora operária que surgia naquele momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (6.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com