TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Livro Problemática do Saber Histórico?

Por:   •  14/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho: Fichamento do Livro Problemática do Saber Histórico?

Livro de SOBRAL NETO, Margarida. Problemática do saber histórico ? guia de estudo. Coimbra: Palimage, 2016. ( pp 12- 31)

Na introdução, fala-se sobre em que o livro foi baseado e como sua segunda edição apresenta novas perspectivas e mais conteúdos, pois a primeira versão do livro tinha um publico limitado que abrangia apenas os estudantes de historia. O livro é como uma espécie de guia para os estudantes iniciar o pensamento histórico, pois, os textos são sustentados por uma vasta bibliografia que permite os estudantes a se aprofundarem os estudos em matérias sintetizadas. Além disso, a introdução sintetiza cada capitulo do livro sintetizado rapidamente, para melhor compreensão do leitor.

No capitulo 1, como diz na introdução, esclarece-se o conceito de História. O autor inicia um esclarecimento sobre vários conceitos. Como História, que pode ser usado em três sentidos, o da realidade da procura, o resultado da procura ou conhecimento histórico e a área do saber. Dentro da história existe vários conceitos, como por exemplo Historiografia, que é todo o trabalho do historiador, as suas obras e os temas históricos que abordam. Nesse sentido, cada historiador tem sua própria visão e ideias, assim, entra o conceito de Teoria da historia, que fala sobre os modelos interpretativos sobre a dinâmica histórica elaborada pela comunidade de historiadores. Outro conceito abordado no capitulo é o de filosofia da história, que é um segmento da historia que estuda filósofos que em algum momento das suas vidas refletiram sobre o sentido da historia. E por ultimo, apresenta-se o conceito de memoria história que significa a construção seletiva e algumas vezes modificada do passado de uma sociedade.

No segundo capitulo o autor discorre sobre epistemologia historia e seu significado. Além disso, sua problemática que é o estudo da relação do sujeito com seu objeto de estudo num processo de conhecimento. Pois, ao iniciar um processo de estudo, necessita-se fazer uma análise epistemológica. Pergunta-se sobre a natureza e a validade do conhecimento dessa área. Ao longo da História, vários discursos epistemológicos marcam épocas, e é sobre isso que o autor discorre ao longo do capitulo, o dividindo em partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com