TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme O Barão de Maua

Por:   •  20/1/2022  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

CAMPUS PIRAPORA

Bacharelado em Administração

Tayla Beatriz Silva Oliveira Santos

RESENHA CRÍTICA

Pirapora(MG)

2021


INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

CAMPUS PIRAPORA

Bacharelado em Administração

Tayla Beatriz Silva Oliveira Santos

RESENHA CRÍTICA

Resenha crítica do filme “O Barão e Mauá” apresentado como parte da disciplina de Economia Brasileira, ministrada pelo professor Daniel Gusmão.

Pirapora(MG)

2021


O Filme conta a história do primeiro empresário brasileiro com relevância histórica, chamado Irineu Evangelista de Souza, que ficou conhecido publicamente como Barão de Mauá.

Irineu teve seu primeiro emprego como caixeiro e sempre procurou estudar a aprimorar seus conhecimentos, desde muito novo tinha espirito empreendedor e uma visão diferente dos negócios.

Irineu nunca foi a favor da escravatura e por esse fato prometeu a si mesmo que jamais teria um escravo.

 Investiu em ações do Banco do Brasil e desde muito novo se tornou sócio majoritário da empresa, até virar o único dono.

Sempre apostando na industrialização do Brasil e acreditando tambem no poder do ferro, do carvão e das indústrias como um marco para o desenvolvimento do país, Irineu funda a sua primeira indústria e a mão de obra que antes era toda escravocrata, passa a ser assalariada.

Barão de Mauá teve algumas realizações importantes como: a implantação da primeira fundição de ferro no país, a construção da primeira ferrovia brasileira, a estrada de ferro de Mauá, o início da exploração do Rio Amazonas e afluentes, a instalação da iluminação pública a gás entre outros.

Lógico que todas essas mudanças e desejo de crescer não agradou a muitos e Irineu passa a ter muitos inimigos, eu acreditam que suas ideologias podem atrapalhar nos negócios do país.

Por esse fato, as guerras políticas fazem com que o banco venha a falência, levam-no tambem a perca de sua empresa e várias dificuldades para continuar com os negócios.

Barão de Mauá foi um homem que sempre acreditou em si, sempre teve os seus valores e suas crenças como o mais importante e por isso lutava com unhas e dentes pelos seus objetivos.

Sabe-se que a guerra política e os antagonistas conservadores, atrapalharam sua história, mas também dificultaram o desenvolvimento do país.

Se trouxermos a história contada no filme para os dias atuais, podemos perceber que muito disso, ainda acontece.

A guerra política muitas vezes, se torna maior que o desejo de crescimento em bem comum. O hábito de querer sempre beneficiar a um grupo em especifico, leva a falência do desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com