TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Barão De Maua

Exames: Resenha Do Filme Barão De Maua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  2.329 Visualizações

Página 1 de 5

Barão de Maúa - O Maior Empreendedor Brasileiro

Resenha do Filme: Maúa o Imperador e o Rei

O Filme trata de Irineu Evangelista de Souza, mais conhecido como Barão de Maúa, ele foi um importante empresário brasileiro no século XIX, uma personalidade marcante para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Desde cedo, Irineu se viu diante do dilema de assistir à realidade ou agir sobre ela. Aos 9 anos, em decorrência da morte prematura do pai, sua mãe decidiu que Irineu devia partir com seu tio para a cidade do Rio de Janeiro. Ao chegar ao Rio de Janeiro, seu tio o pergunta, "Irineu você vai vencer ou morrer?" Irineu, responde: Vou vencer. Tão pequeno, e já demonstrava empreendedorismo.

Trabalhando e vivendo na área comercial da cidade, aprendeu a conhecer como poucos a estrutura dos negócios de seu tempo. Assim, Irineu foi representar seu patrão ( Sr. Pereira, dono da área comercial ), onde o delegou autoridade, para administrar seus negócios. Então, Irineu defendia seu patrão, "Quem deve, paga!”

Onde trabalhava permitiu-lhe conhecer um empresário inglês, Sr. Carruthers, que mudaria para sempre sua vida. E lhe aconselhou "não confie em patrão nenhum. Nem bom, nem mau"!

E, Irineu com seu trabalho comprou as ações do Banco do Brasil, e assim passou a ser acionista minoritário. E com seu desempenho nas finanças e um poder de inteligência muito grande, foi convidado por Sr. Carruthers para trabalhar com ele, onde amplia seus conhecimentos de finanças e, principalmente, dos processos de câmbio, desenvolvendo aquelas que seriam duas de suas principais habilidades: a arbitragem de moedas e a alavancagem financeira.

O Banco do Brasil, faz uma reunião para os acionistas, e sim Irineu chega para participar e como as ações que possuí colocam de igual para igual com qualquer acionista, e convidado a participar desta reunião.

A ideia de Irineu, era trabalhar para o progresso do Brasil, e era contra os escravos como mercadoria, e para ele a escravidão era um atraso para o nosso país. Indo contra as ideias do Império. Assim o Visconde de Feitosa o pergunta: "Se você fosse Deus o que daria para o Brasil?" Irineu o responde: Ferro, carvão, indústrias. Já para o Império, ganhar dinheiro era o objetivo.

Então, Irineu entra para os Maçons ( Homens nobres, políticos, juízes ). Mais queria mais, lutava pelo bem comum do povo, realizar sonhos, pelo que vinha aprendendo com Sr. Carruthers.

Arbitrando sobre as moedas brasileiras e inglesas, rapidamente constrói sua fortuna, e isso permitiu que desenvolvesse seu lado empresarial. Irineu propunha trazer para o Brasil a Tecnologia > Indústrias. Deixava o comércio pelo interesse a área industrial. Então, viaja para a Inglaterra, e foi ao encontro de Sr. Carruthers, onde o mostrou as maquinas a tecnologia. Onde Irineu traz para o Brasil.

Comprou Ponta de Areia com os escravos, mais os pagavam como qualquer homem livre.

O Código Comercial apresentado por Irineu ao Imperador: Capitais Produtivos. Assim constrói uma rede de empresas industriais interligadas a um complexo financeiro - o reinaugurando o Banco do Brasil, assim alavancando seus negócios.

Com influência das ideias liberais e das teorias econômicas inglesas, aprendeu a lidar com o planejamento, análises econômicas e informações do mercado. Não iniciava qualquer empreendimento sem um detalhado estudo.

Seu nome está associado a inúmeros empreendimentos, dos quais se destacam a construção da 1º Ferrovia do país, Raiz da Serra. O estabelecimento da primeira fundição; a criação da empresa de iluminação do Rio de Janeiro; a criação da empresa de navegação a vapor do Amazonas. Através de uma sociedade firmada com capitalistas da Inglaterra e cafeicultores de São Paulo, tomou parte da 1º estrada de ferro.

Então, o Barão inaugurou o Banco Mauá, com várias filiais espalhadas pelas capitais brasileiras, e também no exterior, como Londres, Montevidéu...

Era considerado um liberal, abolicionista e antagônico à Guerra do Paraguai, concedeu os recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com