TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme Visconde de Mauá

Por:   •  27/5/2017  •  Resenha  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

O VISCONDE DE MAUÁ

FACULDADE BETHÉNCOURT DA SILVA - FABES

DAYANA FERREIRA

ECLEYVISON MARQUES

JOSELMA CARRARA

RAQUEL COUTINHO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 1º PERÍODO

ECONOMIA

  • Irineu Evangelista de Souza

O filme trata sobre a vida de Irineu Evangelista de Souza (1813 – 1889), o futuro Barão e Visconde de Mauá.

Nascido no Rio Grande do Sul, o menino de origem humilde, ficou órfão de pai aos cinco anos. Poucos anos à frente, sua mãe decide se casar novamente, porém, rejeitado pelo novo padrasto, Irineu fica sob a guarda do seu tio e aos nove anos, o mesmo chega ao Rio de Janeiro.

Um menino que havia feito para si mesmo a promessa de nunca ter um escravo, pois, ele abominava a escravidão, a forma como tratavam aos negros, que eram homens como ele.

  • Sua trajetória e Crescimento profissional

Aos nove anos Irineu já trabalhava como caixeiro em um armazém, onde morava e se alimentava. Seu chefe, vendo o quanto o esforçado era, passou para Irineu o cargo de guarda-livros. E com o tempo o comerciante veio a entrar em falência, Irineu nesse tempo comprou suas ações junto ao Banco e ficou a cargo de liquidar todas as dívidas do, até então, seu patrão.

Foi em uma dessas idas ao banco que Irineu conheceu o Sr. Carruthers e este, vendo a habilidade que o jovem tinha para negócios e ofereceu uma vaga no banco.

Lá, Irineu aprendeu inglês, contabilidade e como agir no ramo dos negócios. Seu chefe, o vendo progredir cada vez mais, o iniciou no mundo da Maçonaria e, alguns anos à frente,quando decidiu voltar à terra Natal,nomearam Irineu como sócio-gerente da empresa.

  •  Início da sua ascensão

Em uma viagem a negócios a Inglaterra, Irineu viu o quando o nosso país estava atrasado e decidiu ingressar no ramo das indústrias.

Como seu dom empreendedor não era bem visto pela Elite do Brasil, nem pelo imperador, que eram a favor da escravidão e contra o progresso que Irineu gostaria de trazer, e ele foi, sozinho, investir sua fortuna no ramo industrial.

Teve a primeira indústria no Rio de Janeiro, o estaleiro companhia Ponta de Areia.

Além de trazer para o Brasil melhorias como:

  • Iluminação pública, através de uma companhia do Gás, para o Rio de Janeiro;
  • Trouxe a primeira estrada ferroviária;
  • Trouxe os tubos submarinos que nos ligavam ao exterior;
  • Companhia de navegação para o Amazonas;
  • Entre muitas outras...

Nessa altura, Irineu já era Barão de Mauá.

E com uma sociedade firmada na Inglaterra, inaugurou aqui o Banco Mauá e teve filial em vários estados e países, como em Montevidéu, pois em uma necessidade de suporte, o país recorreu a ele para ter suporte nas guerras.

  • Sua Queda.

Sua queda,assim como sua ascensão , foi astronômica.

O Barão tinha em suas mãos poder e inteligência, porém, com a Elite contra ele, teve fábricas sabotadas e ações criminosas ocorreram sem a menor cautela.

Com a pressão vindo de todos os lados, o, que agora foi nomeado a Visconde de Mauá, começou a sentir o peso de a falência chegar. Carregando grandes ameaças, levou um grande golpe quando, amargou a falência do seu banco, o Banco Mauá.

E com isso a traumática falência o levou a vender todos seus bens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com