TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Barão de Mauá

Por:   •  13/6/2016  •  Resenha  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  10.800 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do filme Barão de Mauá o Rei e o Imperador

O filme Barão de Mauá o rei e o imperador narra a história do que foi conhecido como um dos maiores empresários brasileiros, na era Brasil Imperial. Chamava-se Irineu Evangelista de Sousa, também conhecido como Visconde de Mauá ou apenas Barão de Mauá, sua história teve destaque maior na indústria, mas ele começou no comércio. Era contra a escravidão e sonhava com um Brasil industrializado. Via no ferro, carvão e industrias uma saída para o desenvolvimento e ascensão. Diziam-lhe que era apenas um garoto sonhador, porém, tornou-se um símbolo dos capitalistas empreendedores do século XIX e é lembrando até hoje.

Após uma viagem a Inglaterra, Irineu conheceu mais ainda o ramo das industrias, e percebeu que poderia haver ali um futuro do Brasil. Assim que voltou de viagem, começou então, sua jornada com a indústria. Utilizou da mão de obra que antes era escravocrata para se tornar assalariada.

Irineu, foi-se contra a maré, fez-se o diferente e não agradou os conservadores. Estes, por sua vez, eram a favor da escravidão, do Brasil eminentemente agrícola e não era a favor de tal “inovação”, pois isso desviava radicalmente o projeto do país. E taxavam Barão de Mauá como um golpista, sendo que, na verdade, sua única vontade era a modernização de do Brasil.

O governo brasileiro não queria que nada interferisse no projeto do país, visto isso, não via Irineu com “bons olhos”. Começou-se, então, a intervenção do governo na economia de modo a prejudicar Irineu. Hoje, ainda existem muitos Barãos de Mauá. A perseguição política ainda se faz presente neste país mesmo após o Brasil Imperial, até mesmo se tal feito por a própria economia do país em risco.

Visconde de Mauá teve algumas realizações importantes como: a implantação da primeira fundição de ferro no país, a construção da primeira ferrovia brasileira, a estrada de ferro Mauá, o início da exploração do rio Amazonas e afluentes, a instalação da iluminação pública a gás na cidade do Rio de Janeiro, a criação do Bando do Brasil, a instalação de cabos submarinos de telégrafo até a Europa, dentre outros.

Percebe-se que Irineu viu a importância do transporte para a economia do Brasil, investindo então, na estrada de ferro. Mas toda essa sanha empreendedora incomodou profundamente o Imperador Dom Pedro II , já que a visão de Mauá sugere um país que não necessita do Império para se transformar em uma potência. O imperador se via ali enfraquecido pelo então, Visconde de Mauá.

Apesar de todas dificuldades impostas pelo governo, o Barão não se intimidou, muito pelo contrário, ele enfrentou-as e seguiu com seus objetivos. É para tanto que com apenas 30 anos de idade, se tornou o homem mais rico do país, e ainda como um dos mais ricos do mundo, e se tornou extremamente poderoso. Com sua mentalidade empresarial britânica e estilo altamente liberal para administrar, trouxe ao Brasil a Revolução Industrial e tornou-se possível o desenvolvimento industrial do país.

Mesmo perdendo todas as suas posses, ele teve a força de vontade e a dignidade de começar de novo, talvez com certos receios, que seria natural, entretanto não deixou que isso o dominasse, seguiu em frente e conseguiu recuperar seus bens.

Visconde de Mauá tem muito a nos ensinar. Mostrou ser um administrador além de eficaz, eficiente e cumpriu todos os seus projetos que se propunhava com êxito total. O que acabou causando incomodo e inveja em alguns. Era um visionário, um sonhador, mas fez-se do seu sonho, uma realidade e deu grandes contribuições para o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com