TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME “XINGU”

Por:   •  1/4/2015  •  Resenha  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  1.258 Visualizações

Página 1 de 2

UNIJUÍ- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DCJS: Departamento das Ciências Jurídicas e Sociais

PROFESSORA: Elenise Felzke Schonardie

DISCIPLINA: Direito Agrário

ALUNA: Diúlia Binelo e Mairim Trindade Mäger [pic 1]

RESENHA DO FILME “XINGU”:

O filme Xingu é baseado em dados reais, pois conta a história dos irmãos Vilas Boas, que se aventuraram na expansão do Centro-Oeste brasileiro, conheceram os povos indígenas e ajudam a criar o Parque Nacional do Xingu.

A história se passa em 1944 e retrata a vida dos três Irmãos Vilas Boas que, mesmo tendo boas condições financeiras para viver, resolvem abdicar da boa vida na cidade e optar por se aventurar nas matas brasileiras ao se alistarem na Expedição Roncador-Xingu, organizada pelo Governo Federal.

Desbravadores, eles iniciam a expedição pela travessia do Rio das Mortes, onde logo avistam índios. Claudio e Orlando se aproximam deles, a fim de conseguir contato, mas acabam conseguindo muito mais do que isso, conseguem a confiança da tribo indigena, acabam se envolvendo na defesa dos índios e de sua cultura, sensibilizados com a situação em que eles vivem com a  chegada do homem branco em suas terras.

Após passarem a conviver com a tribo, uma epidemia de gripe, trazida pelos irmãos, acaba matando vários índios. Os irmãos percorrem o Xingu com o intuito de vacinar as demais tribos existentes. Com este grande envolvimento dos irmãos com os índios, eles fazem uma proposta para o governo, onde o mesmo deveria destinar uma grande área de terras para os índios, a fim de protegê-los contra ataques de homens brancos, como também para que a cultura indígena não se perdesse. Esta proposta é aceita por governadores, mas os homens brancos não cumprem sua promessa e invadem estas terras. Depois deste acontecimento os irmãos se sentem na obrigação de proteger aquela como também as demais tribos, surgindo o objetivo de criar o Parque Nacional do Xingu. Então quando o presidente Jânio Quadros assume o governo, a ideia é aprovada, fundando-se assim o Parque Nacional do Xingu, um parque ecológico e de reserva indígena.

Com esta conquista os irmãos vão até as demais tribos, a fim de conseguirem que todas elas possam viver neste local. O Parque do Xingu existe até os dias de hoje, nele vivem aproximadamente 5.500 índios, é considerado o maior e uma das mais famosas reservas indígenas do mundo.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com