TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes históricas nativas

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA

LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

Carlos Alexandre da Silva Lima

RA 1107492

Marcel Adriano Pazinati

RA 1107974

Márcia Andreia Viana de Moura Oliveira

RA 1108988

Trabalho em grupo:

Fontes históricas pré-hispânicas figurativas ou de leitura ampla 

Outubro/2015


Introdução

 Alguns dos maiores conjuntos de representações figurativas produzidos por populações nativas americanas, tanto na época pré-hispânica quanto colonial, procedem da Mesoamérica e dos Andes.

Neste trabalho, pretendemos agrupar alguns registros nativos mesoamericanos e andinos. São pinturas murais, esculturas, relevos em pedra, barro ou gesso e cerâmicas produzidos em tempos pré-hispânicos que tratam centralmente de representar visões do passado e que para isso se servem de critérios e convenções mais abertos de codificação de significados do que os empregados nos sistemas de escrita.


1 Fontes históricas pré-hispânicas figurativas ou de leitura ampla 

  1. Andinas

As pinturas sobre cerâmica apresentam, por um lado, sucessões de cenas que constituem alguns episódios considerados potencialmente históricos, como os membros das elites dirigentes empreendendo batalhas, conquistas ou uma sequência de atividades político cerimoniais.

[pic 1]

Figura 1: Cerâmica Mochica

Fonte:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vasija_mochica_noble_(M._Am%C3%A9rica_Inv.1424)_01.jpg?uselang=pt-br. Acesso em: set. 2015.

[pic 2]

Figura 2: Cerâmica Mochica

Fonte:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Moche_vessel,_Museo_de_Am%C3%A9rica_2.jpg?uselang=pt-br. Acesso em: set. 2015.

A cerâmica mochica, produzida na costa norte do Peru, entre o início da era cristã e 800 d.C. Tal caráter é construído por meio de representações pictórias de cenas compostas por personagens, objetos e ações que repetem parcialmente em outras configurações ao longo da narrativa visual.

Podemos ver a representação de guerreiros. Existem também estatuetas que parecem ser reis e nobres.

[pic 3]

Figura 3: Cerâmica Mochica

Fonte:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:HuacoRetratoMuseoLarco.jpg?uselang=pt-br. Acesso em: set. 2015.

[pic 4]

Figura 4: Cerâmica Mochica

Fonte:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ceramica_mochica_con_guerrero.JPG?uselang=pt-br. Acesso em: set. 2015.

[pic 5]

Figura 5: Cerâmica Mochica

Fonte:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ara%C3%B1amuseolarco.jpg?uselang=pt-br. Acesso em: set. 2015.

É um trabalho maravilhoso. São consideradas as melhores de toda a história do Peru pré-colombiano. As formas eram variadas e distinguia-se a cerâmica utilitária simples da cerimonial e funerária.

Importante salientar a diferença de estilos na produção cerâmica. No estilo Mochica, as cerâmicas eram expostas a um fogo intenso e submetido a uma forte corrente de ar, obtendo vasilhames nos tons de marrom, vermelho ou creme. No estilo Chimu, eram colocadas em forno de baixa temperatura, onde o oxigênio entrava em quantidade limitada, obtendo um vasilhame negro e com aspecto brilhante.


  1. Mesoamericanas

Existe um diferencial em relação às representações andinas e mesoamericanas: grande parte das representações figurativas mesoamericanas contém ou articula-se com representações da escrita pictoglífica. Por essa razão, podemos dizer que essas imagens são mais bem compreendidas pelos estudiosos.

[pic 6]

Figura 6: Cabeça colossal olmeca

Fonte:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Olmeca_head_in_Villahermosa.jpg?uselang=pt-br. Acesso em: set. 2015.

Na mesoamérica, temos um conjunto intenso de representações figurativas. Uma das imagens mais conhecidas da civilização olmeca são as colossais cabeças humanas, esculpidas a partir de enormes blocos de basalto. Foram encontradas cabeças de 1,5 a mais de 3 metros de altura, e com peso entre 15 e 25 toneladas.

[pic 7]

Figura 7: Estela Maia

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/viagem/noticia/2014/06/honduras-para-turista-ver-4528190.html. Acesso em: set. 2015.

A cultura maia atingiu um elevado grau de desenvolvimento. Uma das maiores expressões artísticas foram as estelas, esculturas de pedra, normalmente feitas em um só bloco, contendo registros hieroglíficos e pictórios de acontecimentos marcantes dessa civilização.

[pic 8]

Figura 8: Mural do Palácio de Quetzalpalotl

Fonte:https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Palacio_de_Quetzalpalotl,_Teotihuac%C3%A1n?uselang=pt-br#/media/File:Quetzalpapalotl_-_Malerei_Jaguar_-_Gesamt.jpg. Acesso em: set. 2015

As pinturas de Teotihuacan produzidas entre os séculos IV e VII d.C. possui uma presença bastante minoritária de glifos ideográficos, antroponímicos, toponímicos e uma ausência quase absoluta de glifos calendáricos, os quais abundam nos casos olmecas e zapotecas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (763.3 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com