TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação da sociedade humana

Por:   •  8/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 4

AS  1 FORMAÇÃO CAROL

Pergunta 1 B

  1. “Os primeiros anos do século XX reuniram algumas condições favoráveis à eclosão de movimentos grevistas: por um lado, a conjuntura econômica propícia à obtenção de ganhos a expansão da economia iniciada em 1903; por outro lado, a proliferação de organizações operárias voltadas para a resistência, isto é para a luta sindical [...] BATALHA, Claudio. 2000.p. 37-9. Os grevistas estavam lutando com qual objetivo especifico. Assinale a alternativa correta.

[pic 1]

a.

A quebra da bolsa de valores na cidade do México que desencadeou desemprego em larga escala no Brasil lutavam para manterem seus postos de trabalho.

[pic 2]

b.

A falta de direitos sociais para os trabalhadores no Brasil, os mesmos observaram que a Europa já havia conseguido direitos sociais importantes e aqui nem estavam em discussão.

[pic 3]

c.

O movimento grevista tinha como objetivo expandir o ideário neoliberal, para que pudessem mudar o sistema de renda no país.

[pic 4]

d.

As greves tinham a intenção de expandir a classe trabalhadora no Brasil.

[pic 5]

e.

Suprir as demandas de trabalho para tanto, lutavam contra os produtores de açúcar e na expansão das oligarquias que era uma foram de proteger o emprego.

0,1 pontos   

Pergunta 2 A

  1. No percurso da História, registraram-se rebeliões, lutas e movimentos contra os desmandos da Coroa Portuguesa, a elite brasileira objetivava a ruptura com Portugal, a classe explorada não via esperanças de uma sociedade melhor, formou-se um hiato entre Brasil e Portugal. Aponte as principais medidas que foram consideradas extremistas pelos brasileiros e que contribuíram para essa ruptura.

[pic 6]

a.

Portugal aumentou o trabalho nas minas de ouro, manteve o monopólio do sal e fechou fábricas.

[pic 7]

b.

Adotou a política da repressão e aumentou os impostos.

[pic 8]

c.

Dividiu o território brasileiro em norte e sul, promovendo a emigração para outras regiões.

[pic 9]

d.

Tirou D. Pedro I do comando do Brasil, deixando o país sem governante.

[pic 10]

e.

Adotou medidas para reprimir alimentos.

0,1 pontos   

Pergunta 3 A

  1. A economia do Brasil na República Velha esteve fortemente vinculada à produção do café, pois os fazendeiros tinham força política. Assinale a alternativa correta que explica a política de valorização do grão e suas sucessivas crises.

[pic 11]

a.

A valorização do grão aconteceu pela interferência do governo no mercado externo; a mudança da política foi impulsionada pela I Guerra que trouxe retração no mercado internacional.

[pic 12]

b.

O grão era considerado uma comodite e oscilou conforme a oferta e a procura; o governo perdeu mercado com a entrada de outros produtos como a borracha.

[pic 13]

c.

A pressão dos cafeicultores obrigou o governo brasileiro a deixar de interferir no mercado de compra e venda do produto.

[pic 14]

d.

Os americanos optaram por não comprarem café brasileiro, impulsionados pelo apelo dos Espanhóis, que entraram como concorrentes diretos dos cafeicultores brasileiros.

[pic 15]

e.

A elite paulista, após a I Guerra opta em diversificar a economia, essa postura levou a crise do café.

0,1 pontos   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com