TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da educação

Por:   •  5/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

Uma cidade formada por pequenos agricultores e trabalhadores esforçados que levantam cedo para ir trabalhar e se sustentarem. Uma sociedade totalmente agrícola, economicamente instável e politicamente abandonada.

A ética e bastante diferente para cada morador, a moral e utilizada mais para forma ou impor o caráter do ser humano.

As escolas apesar da pouca estrutura ensinam e exigem do seu corpo docente e discente o ético e moral dentro e fora do ambiente escolar visando que seus membros se tornem bons cidadãos e mudei o modo de pensar e agir das outras pessoas mostrando a elas o significado verdadeiro da ética e da moral.

Alguns seguem a ética platônica muitas vezes sem saber o que e a organização politica sempre esta presente nas conversas dentro e fora do ambiente escolar, à ética cristã também e muito utilizada para que o cidadão tema e respeite a Deus como seu salvador e acreditar que só com ele uma sociedade e verdadeiramente ética, também bastante encontrada e a ética kantiana, as pessoas a utilizada para criar normas e leis para serem obedecidas por todos.

A luta pela melhoria da estrutura física e econômica leva os moradores a apelarem para ética e moral dos seus governantes muitas vezes age de forma imoral e eticamente errada. Prometendo muitas coisas e nunca cumprindo quando realizam nem chegam à metade do prometido. A economia gira entorno da agricultura e pequenos comércios, muitas vezes familiares, a cultura e simples, diversificada e tem uma mistura típica e incomum.

A cidade formada de forma naturalista, a civilização mudou a natureza para poder construir casa, áreas comerciais, escolas, postos de saúde e muitos mais, mais a natureza se mistura com a cidade,

O capitalismo muitas vezes visível em todos os lugares neste local, mais o povo e autossuficiente e a lei da oferta da procura entre eles mesmos. A economia se movimenta de forma forte e autossustentável.

Falar sobre os fundamentos da filosóficos da educação dentro desta sociedade e muito complexo e difícil, pois encontrei traços de varias fundamentos filosóficos dentro e fora da escola, muitos utilizam o naturalismo frequentemente, outros usam o positivismo como filosofia central, já o materialismo e visto em todas as áreas da sociedade, o restante dos fundamentos e encontrados em pequenas quantidades mais muito relevante.

Concluir que minha cidade e uma sociedade ética, moral e filosoficamente complexa e de variáveis ideias mais com limites e respeitando as ideias e crenças de cada um.


Questionário do livro fundamentos filosófico da educação

Capitulo 2

Atividades de autoavaliaçao

Nas questões 1 a 2, assinale(V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

  1. Falso ou verdadeiro?

( )A diferença entre natureza e civilização não apresenta problemas conceituais, uma vez que o ser humano, que produz a civilização, não faz parte da natureza.

(  ) o naturalismo parte do pressuposto de que  a natureza é essencialmente boa, mas se corrompe no contato com a civilização.

 () o iluminismo foi um importante movimento artístico e filosófico, ainda que suas implicações politicas tenham sido insignificante.

() os iluministas criticavam o clero, argumentando que este mantinha vantagens politicas e econômicas indevidas.

Agora, assinale a alternativa que indica a sequencia correta:

  1. V, F, V, F
  2. V, V, F, V
  3. F, F, V, V
  4. F, V, F, V

  1. Considerando o pensamento de Voltaire. assinale a alternativa correta:
  1. Voltaire defendia os privilégios dos nobres e do clero, argumentando que a ordem social existente era de inspiração divina.
  2. Voltaire comparava a Inglaterra desfavoravelmente em relação á França, onde havia ampla liberdade politica e tolerância religiosa.
  3. O livro Cândido ou o otimismo, de Voltaire, é uma defesa incondicional da autoridade religiosa e em especial da autoridade dos clérigos católicos.
  4. O pensamento de Voltaire se caracterizava como francamente antiabsolutista e anticlerical.
  1. Falso ou verdadeiro:

( ) em franca oposição a tendência dominante na época, Voltaire insinuava um ensino livresco, em detrimento das questões de ordem pratica,

(  ) de acordo com Rousseau, em tempos remotos, antes de construir a civilização, o ser humano vivia em um estado de harmonia com a natureza.

(  ) Voltaire era um dos mais ardorosos defensores das ideias de seu amigo Rousseau.

(  ) do ponto de vista pedagógico, Rousseau propõe uma educação mais em sintonia com a natureza.

Agora, assinale a alternativa que indica a sequencia correta:

  1. V, F, V, F
  2. V, V, V, V
  3. F, V, F, V
  4. F, F, F, F
  1. Considerando o pensamento de Rousseau, assinale a alternativa incorreta:
  1. As ciências e arte, longe de representarem um verdadeiro aprimoramento para a humanidade, na verdade acabaram promovendo desigualdades entre os homens.
  2. Os índios da América são descritos por Rousseau como seres bons e autênticos, que só começaram a se corromper a partir do contato com o homem civilizado.
  3. Ao elogiar o homem natural, afirmando sua superioridade em comparação com o homem civilização, Rousseau propõe uma volta a estagio animal.
  4.  Na passagem do estado de natureza ao de civilização, os seres humanos estabelecem um “contrato social”, isto é, criam um conjunto de leis e instituem um poder soberano para garantir o seu cumprimento.  
  1. Leia o texto de Rousseau (1973, p. 241) a seguir e assinale a alternativa correta:

Concebo na espécie humana dois tipo de desigualdade: uma a que chamo de natural ou física, por ser estabelecida pela natureza, e que consiste na diferença de idades, de saúde, das forças do corpo e das qualidades do espirito ou da alma; a outra, que se pode chamar de desigualdade moral ou politica, porque depende de uma espécie de convenção, e é estabelecida ou pelo menos autorizada pelo consentimento dos homens. Esta consiste nos diferentes privilégios, de que gozam alguns em prejuízo de outros, como de serem mais ricos, mais homenageados, mais poderosos ou mesmo o de se fazerem obedecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (209 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com