TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da educação

Por:   •  7/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL

UNINTER

NOME DO ALUNO: ALOA MORENA SANTANA DE OLIVEIRA

PORTFOLIO

UTA – FUNDAMENTOS DA

EDUCAÇÃO

FASE II

BRASILIA

2015

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL

UNINTER

NOME DO ALUNO: ALOA MORENA SANTANA DE OLIVEIRA

PORTFOLIO

UTA – FUNDAMENTOS DA

EDUCAÇÃO

FASE II

RELATÓRIO DE PORTFOLIO DA UTA FUNDAMENTOS DA

EDUCAÇÃO – FASE II

CURSO: LICENCIATURA EM HISTORIA

TUTOR LOCAL: LUCIANA

CENTRO ASSOCIADO: TAGUATINGA - DF

BRASILIA

2015

SUMARIO


Uma cidade formada por pequenos agricultores e trabalhadores esforçados que levantam cedo para ir trabalhar e se sustentarem. Uma sociedade totalmente agrícola, economicamente instável e politicamente abandonada.

A ética e bastante diferente para cada morador, a moral e utilizada mais para forma ou impor o caráter do ser humano.

As escolas apesar da pouca estrutura ensinam e exigem do seu corpo docente e discente o ético e moral dentro e fora do ambiente escolar visando que seus membros se tornem bons cidadãos e mudei o modo de pensar e agir das outras pessoas mostrando a elas o significado verdadeiro da ética e da moral.

Alguns seguem a ética platônica muitas vezes sem saber o que e a organização politica sempre esta presente nas conversas dentro e fora do ambiente escolar, à ética cristã também e muito utilizada para que o cidadão tema e respeite a Deus como seu salvador e acreditar que só com ele uma sociedade e verdadeiramente ética, também bastante encontrada e a ética kantiana, as pessoas a utilizada para criar normas e leis para serem obedecidas por todos.

A luta pela melhoria da estrutura física e econômica leva os moradores a apelarem para ética e moral dos seus governantes muitas vezes age de forma imoral e eticamente errada. Prometendo muitas coisas e nunca cumprindo quando realizam nem chegam à metade do prometido. A economia gira entorno da agricultura e pequenos comércios, muitas vezes familiares, a cultura e simples, diversificada e tem uma mistura típica e incomum.

A cidade formada de forma naturalista, a civilização mudou a natureza para poder construir casa, áreas comerciais, escolas, postos de saúde e muitos mais, mais a natureza se mistura com a cidade,

O capitalismo muitas vezes visível em todos os lugares neste local, mais o povo e autossuficiente e a lei da oferta da procura entre eles mesmos. A economia se movimenta de forma forte e autossustentável.

Falar sobre os fundamentos da filosóficos da educação dentro desta sociedade e muito complexo e difícil, pois encontrei traços de varias fundamentos filosóficos dentro e fora da escola, muitos utilizam o naturalismo frequentemente, outros usam o positivismo como filosofia central, já o materialismo e visto em todas as áreas da sociedade, o restante dos fundamentos e encontrados em pequenas quantidades mais muito relevante.

Concluir que minha cidade e uma sociedade ética, moral e filosoficamente complexa e de variáveis ideias mais com limites e respeitando as ideias e crenças de cada um.


Questionário do livro fundamentos filosófico da educação

Capitulo 2

Atividades de autoavaliaçao

Nas questões 1 a 2, assinale(V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

  1. Falso ou verdadeiro?

( )A diferença entre natureza e civilização não apresenta problemas conceituais, uma vez que o ser humano, que produz a civilização, não faz parte da natureza.

(  ) o naturalismo parte do pressuposto de que  a natureza é essencialmente boa, mas se corrompe no contato com a civilização.

 () o iluminismo foi um importante movimento artístico e filosófico, ainda que suas implicações politicas tenham sido insignificante.

() os iluministas criticavam o clero, argumentando que este mantinha vantagens politicas e econômicas indevidas.

Agora, assinale a alternativa que indica a sequencia correta:

  1. V, F, V, F
  2. V, V, F, V
  3. F, F, V, V
  4. F, V, F, V

  1. Considerando o pensamento de Voltaire. assinale a alternativa correta:
  1. Voltaire defendia os privilégios dos nobres e do clero, argumentando que a ordem social existente era de inspiração divina.
  2. Voltaire comparava a Inglaterra desfavoravelmente em relação á França, onde havia ampla liberdade politica e tolerância religiosa.
  3. O livro Cândido ou o otimismo, de Voltaire, é uma defesa incondicional da autoridade religiosa e em especial da autoridade dos clérigos católicos.
  4. O pensamento de Voltaire se caracterizava como francamente antiabsolutista e anticlerical.
  1. Falso ou verdadeiro:

( ) em franca oposição a tendência dominante na época, Voltaire insinuava um ensino livresco, em detrimento das questões de ordem pratica,

(  ) de acordo com Rousseau, em tempos remotos, antes de construir a civilização, o ser humano vivia em um estado de harmonia com a natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (209.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com