TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Golpe Do Estado Novo

Artigos Científicos: Golpe Do Estado Novo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

"10 de. Novembro de 1937, tropas da polícia militar cercam o congresso e impedem a entrada de congressistas"

Para os construtores desse novo Estado, era preciso deixar para trás aquilo que seria o causador de todos os males da nação - o liberalismo. Para eles, a decretação do Estado Novo era o complemento da Revolução de 1930, cujos ideais estavam sendo traiçoeiramente atingidos pela Constituição liberal de 1934. A crise da liberal-democracia exigia uma solução que somente uma poder forte, autoritário, estaria em condições de oferecer. O intervencionismo estatal iniciado em 1930, ainda que de forma não ostensiva, seria intensificado e se tornaria a marca dos novos tempos.

deve-se ver o contexto mundial, uma nova festa mundial parece cada vez mais próxima, o mundo não se recuperou de 1929 ainda.

O eixo começa a surgir por conta da aproximação da Alemanha com a Itália, após a Segunda sofrer sanções da Liga das Nações por conta da aventura colonial da Etiópia

Japão começa a guerra na China/ Coréia

O governo do "empurra com a barriga" de Getúlio não cola mais

Ele teria que organizar as eleições, então ele resolve dar o golpe de estado para poder formalizar uma ditadura e ter enfim um modelo mais ideológico

O Estado Novo parece ter nascido, vivido e morrido sob a égide das transformações mundiais. Se o florescimento de regimes autoritários na Europa encorajou o presidente Vargas a instaurar no país um regime político autoritário, esse mesmo regime conheceu o apogeu e a queda sob a influência da Segunda Guerra.

Da mesma forma que a guerra possibilitou o desenvolvimento da indústria de base, a partir da instalação da Companhia Siderúrgica Nacional em 1941, ela provocou também, ainda que indiretamente, o fim do regime ditatorial. Com a vitória dos aliados, tornava-se difícil manter no Brasil um regime autoritário. Afinal, o Brasil havia emprestado seu apoio à causa internacional da democracia. As pressões internas se faziam sentir, com manifestações em diferentes estados, desde outubro de 1943, quando foi divulgado o Manifesto dos Mineiros - documento em defesa das liberdades democráticas assinado por intelectuais, profissionais liberais e empresários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com