TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica Geral

Dissertações: Ginastica Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

ETAPA 1

1. Relatório parcial dos Principais Pontos do Artigo Proposto......................................................02

1.1 Introdução.............................................................................................................................02

1.2 Algumas palavras sobre a ginástica......................................................................................02

1.3 Principais modalidades.........................................................................................................02

1.4 Ginástica para todos (GPT)..................................................................................................04

1.5 Ginástica para todos: reflexões sobre possibilidades de uma prática relacionada ao lazer crítico, criativo e saudável..............................................................................................................04

2. Entendimento do conteúdo: Ginástica para Todos....................................................................05

Referências Bibliográficas.............................................................................................................06

ETAPA 1

1. Relatório parcial dos Principais Pontos do Artigo Proposto

1.1 Introdução: A ginástica contemporânea foi construída a partir de determinados modelos especialmente os dos europeus.

A partir das décadas de 1980 e 1990 começou surgimento em massa de academias de ginástica e essas academias tem ganhado grande espaço, com a promessa de esculpir o corpo por meio de sua prática e promover saúde.

Temos que observar também que não é muito Praticada, mesmo em aulas de Educação Física escolar, nas quais a ginástica poderia ser abordada sob outras perspectivas, muitos professores optam por sua ausência, alegando falta de equipamentos e espaços necessários.

1.2 Algumas palavras sobre a ginástica: A ginástica contemporânea pode ser caracterizada como um conjunto de práticas descendentes do século XIX, época da consolidação do movimento ginástico europeu.

Este movimento se constituiu a partir das diversas formas de se pensar os exercícios físicos em países da Europa, como Dinamarca, Áustria, Alemanha, França, Suécia e Inglaterra, sendo estes quatro últimos países os de maior destaque.

No entanto, a origem da ginástica é muito anterior ao século XIX. A denominação ginástica remonta ao mundo antigo, quando era compreendida como a arte de exercitar o corpo nu (em grego, gymnos).

A origem etimológica do termo ginástica vem do grego gymnastiké – que significa a arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo.

Ginástica para Todos é a única modalidade não competitiva. Aliás, cabe ressaltar que a FIG se dedica tanto ao esporte de competição quanto ao esporte de demonstração, como a Ginástica para Todos. Além das modalidades reconhecidas pela FIG, existem vários outros tipos de ginástica, como as ginásticas de academia – geralmente com finalidades estéticas.

1.3 Principais modalidades:

• Ginástica Artística feminina – Provas: o solo (com fundo musical), a trave, as paralelas assimétricas e a mesa de salto. Modalidade olímpica.

Principal evento: Olimpíada.

• Ginástica Artística masculina – Provas: o solo (sem fundo musical), as argolas, o cavalo com alças, a barra fixa, as barras paralelas e a mesa de salto. Modalidade olímpica.

Principal evento: Olimpíada.

• Ginástica Rítmica – Modalidade restrita ao sexo feminino. Competições individuais e em grupo. Provas: Bola, Maça, Fita, Corda, Arco. Modalidade olímpica.

Principal evento: Olimpíada.

• Ginástica Aeróbica Esportiva – Originária da Ginástica de academia. Competições individuais e em grupos. Não utiliza aparelhos. Engloba exercícios dinâmicos, explorando coordenação, força, flexibilidade. Não é modalidade olímpica.

Principal evento: Campeonato Mundial.

• Ginástica Acrobática – Competições em grupos. Não utiliza aparelhos. Engloba exercícios de difícil coordenação, envolvendo acrobacias, elementos de flexibilidade e força, formação de pirâmides humanas e figuras. Não é modalidade olímpica.

Principal evento: Campeonato Mundial.

• Trampolim – Competições individuais, exceto o trampolim sincronizado. São quatro provas: trampolim individual, trampolim sincronizado, duplo mini trampolim e tumbling. Envolve saltos e diversas acrobacias, de acordo com o aparelho utilizado. Modalidade olímpica. Principal evento: Olimpíada.

• Ginástica para Todos – Antiga Ginástica Geral. A nomenclatura Ginástica para Todos é nova, vem sendo utilizada pela FIG desde janeiro de 2007. É uma modalidade não competitiva, apenas demonstrativa. Combinação de elementos gímnicos com diversas manifestações culturais (dança, teatro, circo, folclore, dentre outros), apresentados através de atividades livres e criativas.

Principal evento: Gymnaestrada Mundial (Festival Internacional de Ginástica).

1.4 Ginástica para todos (GPT)

De acordo com a Confederação Brasileira de Ginástica (2006), a GPT é uma modalidade bastante abrangente. Está fundamentada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com