TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grécia Antiga-Religião

Por:   •  31/8/2016  •  Abstract  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de História

                                         1°Informática Integrado ao Ensino Médio  

Prof. Oswaldo    integrantes: Gabriel Sérgio Rezende, Matheus Sahão, Daniel Souto, Allana Costa, Nayara Luana ,Luis Eduardo.

Introdução: Uma visão geral sobre a Grécia

  A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas. Formada por um conjunto de comunidades que se espalhavam pelo Mar mediterrâneo apesar de dispersos geograficamente, estes vários povos uniam-se através de uma cultura comum, com mesmos costumes, mesmas crenças e uma mesma língua.Por tal semelhança, esses povos reconheciam-se como helenos, chamando de bárbaros os estrangeiros que não dividiam a mesma cultura, sendo esta a palavra-chave para entender a clássica civilização grega.

Religião dos Gregos

   A religião politeísta grega era marcada por uma forte marca humanista. Os deuses possuíam características humanas e também de deuses em que eles acreditavam. Os heróis gregos, nomeados Semideuses eram os filhos de deuses com mortais. Zeus, deus dos deuses, comandava todos os demais do topo do monte Olimpo. Podemos destacar outros deuses gregos : Atena (deusa das artes), Apolo (deus do Sol), Ártemis (deusa da caça e protetora das cidades), Afrodite (deusa do amor, do sexo e da beleza corporal), Deméter (deusa das colheitas), Hermes (mensageiro dos deuses) entre outros. A mitologia grega também era muito importante na vida desta civilização, pois através dos mitos e lendas os gregos transmitiam mensagens e ensinamentos importantes.

                                          

Cultos e reuniões religiosas 

    Os gregos praticavam um culto politeísta antropomórfico, em que os deuses poderiam se envolver em aventuras fantásticas, tendo, também, a participação de heróis (Hércules, Teseu, Perseu, Édipo) que eram considerados divinos. Não havia dogmas e os deuses possuíam tanto virtudes quanto defeitos, o que os assemelhava aos mortais no aspecto de personalidade. Para relatar os feitos dos deuses e dos heróis, os gregos criaram uma rica mitologia.

  Normalmente, as cerimônias públicas, mesmo de cunho político, eram antecedidas por práticas religiosas, o que reflete a importância da religião entre os gregos antigos. Mas essa religião foi superada pela filosofia.

                             

Religião e Política

   Apesar da autonomia política das cidades-estados, os gregos estavam unificados em termos religiosos. Entre as divindades cultuadas estavam: Zeus (senhor dos deuses e céus), Hades (deus do Mundo Inferior e dos mortos), Deméter (deusa da agricultura), Poseidon (deus dos mares), Afrodite (deusa do amor e beleza), Apolo (deus do sol, da música, da medicina, da poesia, do tiro com arco e dos solteiros), Dioniso (deus do vinho), Atena (deusa da sabedoria e da guerra), Àrtemis (deusa da caça e da lua), Hermes (deus dos ladrões, dos viajantes, dos comerciantes e dos mensageiros), Hera (protetora das mulheres, deusa do casamento e da maternidade e esposa de Zeus), Ares (deus da guerra), Hefesto (deus dos ferreiros).

Origem de tudo segundo os gregos

Como toda religião, a mitologia grega também tem um modo de explicar como tudo começou, e para entender isso precisamos conhecer Caos.

Caos foi a primeira divindade a surgir no universo, sendo assim o mais velho dos deuses, que foi considerado como éter e também como a mistura primordial dos elementos. Seu nome varia do verbo grego χαίνω, que significa “Separar/ Ser amplo”, sendo assim, o vazio primordial.

        Antes do nosso mundo, havia apenas desordem,o que seria Caos. Em um certo momento, uma força enorme resolveu agir e pôr ordem nesse caos. Essa força foi capaz de separar os elementos contrários, reunir elementos e assim criou as estrelas, e a Terra.        

        Essa força considerada o contrário de Caos seria Eros. Caos seria uma força primitiva e Eros uma força mais aprimorada, e seu princípio é produzir a vida por meio da junção de elementos, voltando na questão de Caos significar separação.

        Os filhos de caos surgiram de cisões , como os seres unicelulares. Nyx (noite) e Érebus foram os filhos de caos, e os filhos de Nyx também nasceram de cisões: sem união sexual, o que volta na na questão de separação.Eros tem seus filhos do modo contrário a Caos, como sempre, com a união deles.

    A Terra nasceu depois de caos, que uniu Urano ou o céu (mãe dos deuses e gigantes, bens e males e também das virtudes e vicios), uniu Tártaro e Ponto, ou o mar, eles que trazem todos os elementos e a Terra tinha vários nomes: Titéia, Ops, Telus, Vesta e mesmo Cibele.

O homem nasceu da terra coberta d'água e aquecida pelos raios do Sol; assim, a sua natureza participa de todos os elementos, e quando morre, sua mãe venerável o recolhe e o guarda. Na Mitologia, muitas vezes é considerado entre os filhos da Terra; geralmente, quando não se sabia a origem de um homem, o davam o nome de filho da Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com