TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero e sexualidade na roma antiga

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

CAMPUS PARANAGUÁ

CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA – TURMA 2017

Eloy Hermann Bach Neto

Leandro de Matos Pinto

Maria Eduarda Vareschini

Stephany Santana

GÊNERO E SEXUALIDADE NA ROMA ANTIGA

 

Paranaguá

2017


Eloy Hermann Bach Neto

Leandro de Matos Pinto

Maria Eduarda vareschini

Stephany Santana

GÊNERO E SEXUALIDADE NA ROMA ANTIGA

Trabalho apresentado ao prof. Dr. Ezequiel Westphal da disciplina História como requisito parcial para obtenção da média bimestral

   

 

Paranaguá

2017


Introdução

O presente trabalho é sobre a situação em que as pessoas vivem na Roma antiga, mais concretamente a vida das mulheres, estrangeiros e escravos na sociedade.

É objetivo desse trabalho é relatar como foi a vida romana em relação aos direitos da mulher, cidadania e a escravidão.

Está organizado em três partes. Na parte 1 será abordado a situação das mulheres romanas. Na parte 2 optamos por abordar a vida dos estrangeiros que chegam a Roma. E a parte 3 é sobre os escravos que vinham de outros países conquistados pelos romanos.

A metodologia utilizada foi uma pesquisa realizada em diferentes sites acadêmicos com base no tema escolhido

Situação da mulher na Roma antiga


A situação das mulheres era de dependência sempre a alguém, no início de sua vida, era submissa ao seu pai, e mais tarde a seu marido. Porém, existem relatos de mulheres que buscavam sua liberdade, deixando assim, seus lares e a sua proteção (tanto das divindades quanto da sua família).
Não há muitos relatos de famílias romanas terem filhas caçulas, pois a família conservava sempre a filha mais velha. Acontecendo assim um desaparecimento de garotas caçulas, e também com deficiências.
Após o casamento a mulher era denominada como Matrona, as mesmas usavam uma veste severa (stola matronalis).A veste demonstrava que aquela mulher que a usasse, era digna de respeito.
As mulheres Matronas possuíam um pequeno reino em sua residência, pois seus maridos estavam em guerras frequentemente.
As obrigações das mulheres Romanas era de fiar e tecer no atrium, criar seus filhos, e dirigir na qualidade de senhora, todos os serviços domésticos.
Quando se sentava a mesa com seu marido, era proibida de beber vinho, pois as pessoas da época tinham uma visão, de que a bebida alcoólica rebaixaria a mulher da sua posição de respeito.
Em relação ao marido, era mais exigido o respeito para com sua esposa do que a demonstração do amor, e a relação conjugal em si, fazendo com que o marido buscasse o prazer fora do seu domicílio.
Nas lendas romanas, acontecia frequentemente a intervenção, e, ligação, das mulheres nos grandes acontecimentos. Um exemplo, foi a ligação de Venturia, que quando ameaçada por Cloriano, "interviu" na salvação de Roma.
As mulheres idosas que já não podiam ter mais filhos eram denominadas como "Anus".
Na época diziam que os Romanos eram senhores do mundo, mas que eram escravos de suas mulheres, pois eram elas quem ajudava-os em suas conquistas, e em suas derrotas.

Os estrangeiros na Roma antiga

Na Roma existia uma grande parcela da população constituída por estrangeiros, isso agravou-se com inúmeras conquistas e com a expansão do Império Romano; Eles mantinham ocupações que já tinham antes de serem anexados ao Império Romano, independente da sua profissão.Com o passar dos anos tornou-se habitual que estes estrangeiros conseguissem ter a cidadania romana, no geral os estrangeiros eram bem "recebidos" em Roma, eles permitiram aos estrangeiros a obtenção da cidadania provocando a igualdade entre o povo, e reforçando os laços culturais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com