TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA CONTEMPORÂNEA II

Por:   •  21/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EaD.       [pic 2]

                           

                             

                                       “O uso da Tecnologia na guerra

                                               

                                                           

   Pois foi no século XX, onde mais ocorreram os avanços da ciência e da tecnologia, a primeira novidade das guerras do século 20, está relacionada ás transformações no campo da técnica. Essas transformações alteraram não só os procedimentos e as estratégias bélicas, como, também, o processo de difusão das imagens e de informações advindas dos campos de batalha. No entanto essas informações, ao mesmo tempo, garantiram a mundialização dos conflitos e contribuíram para a adesão da sociedade civil aos projetos de Estado, possibilitaram também em trazer a guerra e as suas dores para o cotidiano dos lares seguros em ambientes distantes do território de conflito.

   Outro trajeto foi o das embarcações, os submarinos foram à arma tecnológica certa para que a população morresse de fome. O uso dessa estratégia causou baixas no exercito e afetou normalmente a população que considerava a guerra justa e torcia por sua nação. Ainda na segunda guerra mundial, os ingleses desvendaram os códigos alemães que transmitiam os sinais entre os submarinos. O que mais me chamou a atenção foi a Segunda Guerra Mundial e a Guerra fria, que não teve combate, apenas uma disputa entre ideologias. Ainda que economias inicialmente sejam impulsionadas por outros setores, como a Biologia, Física, Química, medicina também avançam e permitem bem estar á sociedade, ainda que á custe de milhares de vidas e destruição de cidades, como foi o caso dos judeus durante o Holocausto e o bombardeio de Londres, entre outros fatos que marcaram o desenrolar da Segunda Guerra Mundial.

   Pois devido aos avanços tecnológico e cientifico ter ocorrido em sua maioria na Europa, a URSS, consagrou a ideia de que a ciência é uma atividade produtiva, que justifica a movimentação do governo soviético para tirar a ciência do isolamento acadêmico e colocá-la a serviço do desenvolvimento econômico e social. Durante a segunda guerra decifraram os códigos criptografados dos alemães, criaram o radar e mais tarde juntaram aos americanos no Projeto Manhattan para a construção da bomba atômica, era uma preocupação, uma maneira de fazer da ciência uma atividade engajada para dar fim ao avanço nazista. No entanto era vista pela Alemanha nazista, que diziam que a ciência deveria estar ligada diretamente aos interesses da nação, no caso, principalmente ás atividades militares.

Exemplos de Técnica e tecnologia:

Fotografia: Inventada em 1836, sua popularização data do final da década de 1890.

Rádio: A tecnologia de emissão de som por ondas de rádio data do final do século 19.

Cinema: Com o desafio de apresentar imagens em movimento; assim a sua ocorrência utilizou-se da sobreposição de fotografias.

Televisão: Surgiu nos EUA, em 1939 logo se expandiu nos demais países.

Internet: As primeiras experiências com a internet datam da década de 1960, e foram desenvolvidas com a finalidade de facilitar as trocas de informações militares no contexto da Guerra Fria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com