TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA THEATRO CARLOS GOMES

Artigos Científicos: HISTORIA THEATRO CARLOS GOMES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4

FILINTO SANTORO, UM PROJETISTA NÔMADE

Espírito Santo

No ano de 1894, Filinto Santoro foi nomeado Diretor-Geral das Obras Públicas e Empreendimentos Gerais do Espírito Santo pelo então Presidente do Estado José de Mello Carvalho Moniz Freire, se transferindo para Vitória. Na capital capixaba, além de atuar administrativamente, projetou e construiu diversos edifícios públicos e executou obras de infra-estrutura urbana e territorial. Santoro deu prosseguimento à construção do Quartel da Polícia, no Parque Moscoso; iniciou a construção do novo Hospital na Praia do Suá e da Estrada de Ferro Sul do Estado; e deu início às melhorias no saneamento urbano da cidade, contratando a Companhia Brasileira Torrens. Foi em 1895, durante a gestão de Santoro à frente da Diretoria de Obras Públicas do Espírito Santo, que o engenheiro Francisco Saturnino de Brito elaborou o projeto do Novo Arrabalde de Vitória, tendo como objetivo dar à cidade uma concepção moderna, em detrimento da “cidade velha e pessimamente construída, sem alinhamentos, sem gosto, sem arquitetura, seguindo os caprichos do terreno”, nas palavras do Governador Moniz Freire (apudMENDONÇA, 1999, p. 184).

Entre 1895 e 1896, Filinto Santoro projetou e construiu em Vitória o Teatro Melpômene, uma monumental sala com 1.200 assentos totalmente construída em pinho-de-riga, importado da Suécia. A construção do Teatro Melpômene incluiu a demolição da antiga Igreja de Nossa Senhora da Conceição, do século XVIII, e do largo homônimo. Em 1923, ocorreu um incêndio no Teatro Melpômene, o que levou à sua interdição e, em 1925, à sua venda para um particular que o demoliu imediatamente. Os poucos elementos do teatro que haviam sobrevivido ao incêndio, como as colunas de ferro, foram utilizados nas obras do novo Teatro Carlos Gomes, então em construção.

Segundo a publicação dedicada à obra de Santoro no Brasil, neste mesmo período o engenheiro italiano realizou diversas ações em prol dos imigrantes italianos residentes no Espírito Santo, terminando por ser nomeado, em 1895, Cavaleiro da Coroa pelo Rei Humberto I. Esta teria sido a primeira honorificência concedida pelo governo italiano a um imigrante residente no Brasil. (ASSOCIAZIONE..., op. cit., p. 17)

HISTORIA THEATRO CARLOS GOMES

O Theatro Carlos Gomes, o mais antigo do Espírito Santo, abriu suas cortinas pela primeira vez em 1927. Localizado no Centro de Vitória, sua inauguração vinha preencher a lacuna deixada pelo Teatro Melpômene, demolido após um incêndio.

Projetado pelo arquiteto italiano André Carloni, sua arquitetura de estilo neorrenascentista foi inspirada no Teatro Alla Scala, de Milão. Administrado inicialmente pelo próprio André Carloni, a primeira peça encenada foi "Verde e Amarelo", de José do Patrocínio e Ruy Pavão, com a Companhia da Revista Tam-Tam.

Em 1929, foi arrendado por uma empresa particular, sendo utilizado apenas para exibição de filmes. As apresentações teatrais passam a ser esporádicas e somente na década de 50, voltaria a ser espaço de arte cênica. Entram em cena grandes companhias como as de Procópio Ferreira, Eva Tudor, Vicente Celestino e Flodoaldo Viana.

Em 1969, a apresentação da peça "Liberdade, Liberdade", com o ator Paulo Autran, marca o início do movimento pela restauração do teatro. As obras resgatam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com