TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Tese: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Tese  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

TURMA: PEDAGOGIA – 1º PERÍODO

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Vila velha

2014

1. IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

NOME DO AUTOR: O Nome da Rosa

ANO: 1986

DIRETOR: Jean Jacques Annaud

DISTRIBUIDORA: Warner Homer Video

2. RESUMO DO FILME

O filme se passa em um mosteiro católico, durante a Idade Média, na qual a Igreja Católica era vista como a instituição de maior poder e controle. Nesta época a diferença social era colossal, onde o site em funcionamento era o Feudalismo, em que os mais pagavam indulgências para a Igreja. E além do controle econômico, também possuíam o controle do saber.

William era um monge franciscano que além de conhecimento religioso também estudava e acreditava na razão. Ao chegar neste mosteiro juntamente de seu jovem noviço, se depara com a morte de um monge, morte esta que alegam ser suicídio, que ainda não há uma explicação. Logo no inicio de suas investigações ocorre outra morte, porém, esta não parecia com suicídio. Na busca de explicações chega há um livro misterioso, no qual não pode ser encontrado na biblioteca onde seu acesso é restrito. Durante suas indagações outra morte ocorre, está é a do bibliotecário auxiliar.

Decorrente aos acontecimentos, William percebe que todas as mortes estão interligadas com o livro, em que não lhe concedem a permissão para lê-lo, e que está escondido em uma biblioteca restrita.

Paralelo a estes fatos, ocorre uma discussão em que a Igreja é questiona se há ou não a necessita de tanto dinheiro e luxo. Simultâneo a estes acontecimentos, está o noviço de William, que se relaciona com uma mulher pela primeira vez, sem ao menos saber se nome.

Por não conseguir solucionar a causa das mortes e alcançar uma explicação aceitável aos olhos da Igreja, a Santa Inquisição é convocada e chega ao local. A inquisição acaba julgando outros casos, com a sentença de queimar na fogueira.

Ao conseguirem entrar na biblioteca (que até então era dada como restrita) e acharem o livro misterioso, William e seu noviço, confirmam a teoria de ter algo de errado com o livro, suas páginas eram envenenadas, para que todo aquele que lesse fosse punido com a morte e não revelasse seu conteúdo. O livro trazia falas de Aristóteles onde ele contestava os dogmas da Igreja dizendo que o homem podia ser feliz, sem ter necessariamente Deus. E para a permanência no poder e o domínio da Igreja, ela não poderia permitir a leitura desse livro por todos, sendo assim tornando o livro proibido.

O filme é narrado pelo noviço de William, que permaneceu na religião mesmo com todos os fatos que ele presenciou. E o motivo do nome para o filme foi o fato de que ele nunca soube o nome da mulher, chamando-a assim de Rosa.

3. RESENHA CRÍTICA

O nome da rosa, um suspense dirigido por Jean Jacques Annaud, retrata um tipo de linguagem clara e que se adequa ao lugar. O diretor do filme também se preocupou com o cenário na hora de retratar o mosteiro, trazendo um ambiente obscuro, tenebroso, típico de um monastério da idade feudal, cenário este que era propício à meditação dos monges. Ressaltou também com as estruturas de um mosteiro católico, como por exemplo, as grandes torres, passagens dentro das paredes (secretas), se tornando imperceptível, para que os monges não expusessem seus afazeres para a aquisição.

Um dos temas musicais que predomina no filme é o estilo grego romano, no qual são músicas melancólicas, calmas, que levem o monge a meditação e através disso alcançar uma aproximação maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com