TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Relatório de pesquisa: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

Dossiê I da Unidade: Um Breve Panorama Histórico.

O que caracteriza e diferencia a concepção de educação nas duas maiores polis gregas?

As duas maiores polis gregas são: Homero e Hesíodo suas características são Hesíodo representam o mundo do ponto de vista rural exaltando a importância do trabalho, que não haja preguiça, e que não a lucros com as riquezas desonestas; Homero são educativos no sentido de produzir modelos comportamentais universais, extrapolando o tempo e o espaço, falam também dos valores e a importância dos guerreiros, da luta, do herói, da coragem da lealdade, bravura e que as ações humanas se explicam pelo sobrenatural.

Comente a atualidade de, pelo menos duas das máximas retiradas da obra de Hesíodo.

Vindo para a atualidade a obra e o trabalho de Hesíodo nos trouxe a ginástica para os adolescentes, dando-lhes organização, fortalecimento do corpo e o enrijecimento do caráter. Também antes de um modo geral e agora mais aprofundada na teoria e na prática a gramática (ler, escrever e contar).

Qual a contribuição trazida pelo cristianismo à educação Romana?

O cristianismo deu-se e tomou força na crise interna e de guerras civis, trazendo doutrinas a serem seguidas, dando sentido ao mundo, um criador que é Deus. Trazendo uma nova concepção de homem centrados nos valores evangélicos e uma nova concepção de família, trazendo benefícios a educação pois tiveram que aprender a respeitar, amar, ser humilde, cooperativo, solidários, entre outros conceitos.

Dossiê II da Unidade: A Educação na Medialidade

Escolha um dos fatores que contribuíram para a formação do mundo ocidental medieval e amplie seus conhecimentos sobre o mesmo por meio de uma pesquisa. Registre em poucas linhas, uma síntese do que você aprendeu.

Um dos fatores foi o surgimento e fortalecimento da igreja como uma forte fonte de política e cultura de ensino. Vindo com o tempo a mudança do foco da doutrina obtendo valores dominantes superiores a religião originando-se outro grupo que são os monges que ficavam retirados trabalhando, aprendendo e ensinando sobre o evangelho.

Levante alguns dados sobre o surgimento e o fim da Idade Média. O que você encontrou?

A idade média deu-se em épocas de conflitos civis e militares, baseando-se em Deus, tudo que o homem fazia, suas obras, arquitetura enfim sua vida em geral era baseada em Deus. Havendo alguns problemas pois a igreja se tornou uma instituição pública, as altas esferas da hierarquia católica abusaram dos privilégios conquistados, começaram a usar a crença para usufruir do poder público. Surgindo então o Pensamento Renascentista e a Reforma Lutera.

Destaque aspectos positivos e negativos da influência da Igreja sobre a transmissão da cultura durante a Idade Média.

Um dos pontos positivos era que a igreja influenciava a cultura baseada em valores éticos e morais ; um ponto negativo é que a igreja passou a ser lideres da sociedade agindo como religiosos e políticos, deixando a desejar em relação a cultura pois eles eram a base de tudo perante isto começaram a extrapolar em relação ao poder que tinham devido a estes comportamentos dos religiosos formaram os mosteiros lugares únicos de formação intelectual e cultura, pois eram livres dos mundo de turbulências.

Quais as principais diferenças entre trivium e o quadrivium?

São duas formas de ensino da idade média. O trivium tem o ensino de gramática; retórica; dialética, estes estudos eram direcionados para a convivência com o outro e o estudo de quadrivium é baseado em aritmética; geometria; astronomia; música, era mais aprofundado, pois era a hora de conseguir um emprego.

Compare modelos de ensino atuais com a da época medieval e tente identificar as mudanças, semelhanças e contradições.

Escolas para todo sem distinção de bens, materiais didáticos modernos entre vários outros, o que não pode mudar é o diálogo e aperfeiçoamento de um educador. Um exemplo é que antigamente se podia entrar em uma escola de cavaleiros e estava sendo alfabetizado, hoje em dia isto não acontece mais os conteúdos ou matérias são limitados e se quiser algo a mais tem que entrar em outra instituição fora a de ensino.

Dossiê III da Unidade: A Educação na Modernidade.

Qual a posição de Comênius sobre o direito de acesso às escolas? Qual análise comparativa você faz dessa idéia como os dias atuais?

É que todos: homens, mulheres, crianças com deficiências físicas ou emocionais tenham acesso ao aprender bem e de tudo; uma escola maternal, um ginásio, academia por toda parte. Ele proporcionou ao homem liberdade de ser o autor de sua própria felicidade e de sua própria vida, até os tempos de hoje mas infelizmente hoje se tem preconceitos, falta de instituições adequadas, o homem muitas vezes tenta mais não tem um suporte governamental.

Como Rousseau defende a educação? Quais são suas principais idéias?

Uma educação sem projetos, antes de tudo, ele foi um pensador preocupado com a construção de um novo homem, depois de se organizar ai então ele nega os fundamentos do pecado original, e afirma que não existe perversidade original dos homens são eles os responsáveis pela degeneração social. Rousseu centra em um projeto nas crianças e nesse momento revela um caráter humanista.

Acho que ele esta certo pois hoje em dia se faz projetos sem nexo, sem pensar se realmente vale a pena e que nas crianças é que estão a salvação da sociedade dando a elas uma educação adequada de intelecto e de conceitos básicos de humanidade.

Quais as semelhanças e diferenças das idéias educacionais de Vives e as da atualidade?

Defesa de um sistema público e gratuito para todos, construir um estado como patrimônio público. Seu projeto pedagógico sugere a observação direta das coisas e a experiência sensória e motora. Totalmente o oposto dos métodos da idade média. Hoje em dia esta é a concepção de ensino, mas na prática sabemos que não acontece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com