TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL – LIBERDADE – IGUALDADE

Por:   •  21/5/2018  •  Dissertação  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHAGUREA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERÊNCIAIS

3º BIMESTRE

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL,

HISTORIOGRAFIA, HISTÓRIA DA ARTE, HISTÓRIA DA AMÉRICA.

COLONIAL, DIREITOS HUMANOS E HISTÓRIA ANTIGA.

3ª SÉRIE

HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL – LIBERDADE – IGUALDADE

A História do Brasil Colonial passou por varias revisões sobre os conceitos, costumes, tipos sociais, e revelando a complexidade desse período, diante de muitos fatos importantes onde tem ganhado muitas interpretações referentes à liberdade e igualdade, temos muitos pontos importantes a serem destacado sobre o assunto abordado, mas vamos destacar apenas alguns fatos.

Nesse período as mulheres se vestiam com roupas feias sendo apenas blusa e saias feitas de material muito ruim e os homens usavam apenas calças, permanecendo sem camisa. Nesse mesmo período os escravos como eram chamados os recém-chegados da África, desde essa época já havia distinções entre as nações africanas e, dada a miscigenação, a cor mais clara da pele era também fator de diferenciação dando a entender que a igualdade não era praticada entre os mesmos. Aos crioulos e mulatos reservavam-se as tarefas domésticas, artesanais e de supervisão. Em contrapartida, muitos recebiam em usufruto parcelas de terra onde podiam cultivar, nos fins de semana e feriados, produtos agrícolas mais tarde revendidos. De tal maneira que mais tarde esse comércio permitiu a alguns comprar a própria liberdade. Não é raro se encontrar nos registros deixados por senhores de engenho as formas de pagamento utilizadas por seus escravos por conta de sua liberdade: ouro, prata e efeitos. Estes podiam ser valores negociáveis advindos desse pequeno comércio. A liberdade também podia ser obtida graças às alforrias de pia concedidas em dias de batismo, ou outras, formalizadas nos testamentos do senhor.

Quanto à história da América Colonial a situação econômica e política agravava a situação do lado de cá do Atlântico, onde um regime monopólios e concorrência do trabalho escravo para o assalariado. Livre cambio e igualdade civil, trabalho livre, liberdade e propriedade eram considerados direitos naturais do indivíduo. Para o nascente capital industrial, do qual a Inglaterra era o maior representante, a abertura dos mercados das colônias era urgente, tanto para comprar matérias-primas quanto para vender manufaturados. Por meio de manuais e tratados, os ideólogos do poder “ensinavam” à sociedade “culta”, a nobres ou burgueses, processos de diferenciação em relação às camadas “inferiores”, tendo a separação das classes entre as raças bem como a supremacia da civilização das classes “inferiores”, pode-se considerar que a diferenciação racial funciona como poderoso inibidor de qualquer tentativa de justiça social, aproximando-se de uma espécie de discurso racial “humanizado” para justificar desigualdades sociais, naturalizando a imagem do homem liberto do controle social que era imposto a todos os Homens e Mulheres Selvagens não gozavam do sexo “civilizado”, de uma existência social regularizada por qualquer tipo de instância; tampouco usufruíam da graça divina. Apesar de tudo, o Homem Selvagem era alguém que perdera a razão e não sabia que podia se tornar um ser civilizado em uma vida idílica de liberdade e de felicidade.

Quanto a historia antiga a cidade ocidental caracterizava-se por um numero de agricultores, cidadãos independentes e proprietários privados. Quanto a cidade oriental era contida por uma burocracia que era dependente de um poder centralizado, que podia ser um palácio monárquico e guerreiro ou um grande templo. Na cidade ocidental, que primeiro fora aristocrática, os pobres haviam ganhado, com sua cidadania e sua liberdade política, o direito 26 História Antiga de não serem explorados pelos mais ricos. Estes últimos dependiam da exploração racional do trabalho escravo, tanto no campo, como na cidade. A diferença entre a cidade antiga e a medieval era mais sutil. Nesse sentido, eram cidades consumidoras, pois não precisavam, ao contrário das cidades medievais, desenvolver uma produção artesanal própria para garantir seu abastecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com