TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO

Seminário: HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  Seminário  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 3

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO

A administração surgiu a muitos séculos atrás mais precisamente no ano 5.000 a.C. Os povos daquela época procuravam mudar seus modos de vida.

Depois a forma de administrar foi se espalhando por outros lugares como no Egito, na China. Com a necessidade de organizar e impor regras para uma melhor administração de um país. Na Idade Média eram considerados administradores natos.

Na revolução industrial, duas instituições se destacaram:

Igreja Católica Romana- que é considerada eficiente, que vem mostrando sua fora, espalhando-se por todo mundo, conquistando fiéis e influenciando no comportamento as pessoas.

As Organizações Militares- que evoluíram ao decorrem do tempo dos cavaleiros medievais, que eram conhecidos por sua coragem lealdade, e generosidade. Mercenários soldados contratados em outros povos para lutar na defesa dos interesses alheios. Até os tempos de hoje com uma hierarquia de poder rígidas de princípios e praticas administrativas.

• A Revolução Industrial

O fenômeno provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração, ocorreu no final do século XVIII chegado ao limiar do século XX. Esse fenômeno que provocou profundas mudanças econômicas, sociais e políticas.

Foi a administração que alterou completamente os processos de trabalho, os destinos da produção e as foras de organização dos trabalhadores.

A invenção de máquinas a vapor impulsionou a revolução industrial que fez com que a humanidade conhecesse pela primeira vez o fenômeno da produção em massa, a demanda era muito maior do que a oferta. Nessa realidade a rotina desumanas, com a utilização até mesmo de crianças como uma alternativa de mão de obra de baixo custo

• A Administração Científica

Em 1911 Taylor publicou o livro considerado como a “bíblia” dos organizadores do trabalho: Taylor apresenta seus estudos e se tornou um Best-seller no mundo inteiro. A teoria do Taylor causou uma verdadeira revolução no sistema produtivo seguiu sendo aperfeiçoada ao longo dos anos.

• As propostas de Taylor: Planejamento padronização, especialização, controle e remuneração, as propostas de Taylor também trouxeram decorrências negativas mas também representam um enorme avanço para o processo de produção.

Fayol, francês um o fundador da Teoria Clássica da Administração relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor, são eles:

1-Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.

2-Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.

3-Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.

4-Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com