TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Civilização e Cultura

Seminário: Historia Civilização e Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  Seminário  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

Resposta 1

Analisando, de uma forma critica, o texto solicitado é possível compreender que a escola como instituição social insere-se sempre num contexto concreto e historicamente definido. Ela deve proporcionar práticas que ampliem e intensifiquem a socialização e a relação dos indivíduos, tendo como objetivo proporcionar aos alunos condições para que se identifiquem como sujeitos históricos, atuantes e críticos dentro do grupo social em que estão inseridos.

Nós, professores, temos que ter consciência que a nossa principal função é de ensinar nossos alunos a pensarem, criticarem, questionarem, proporem, despertando neles o desejo de conhecer e de participar ativamente da sociedade em que vivem de forma crítica, reflexiva e transformadora.

Porém, é necessária uma abordagem diferente na didática da historia para que ela realmente possa ter uma função educativa, cultural, política e formativa. Ela deve possuir uma relação com a construção da cidadania, alcançando diversos espaços de produção de saberes histórico e não se prendendo somente ao espaço escolar. Dessa forma, proporcionaria aos alunos, em visitas pedagógicas, diferentes e enriquecedoras leituras da ciência e do mundo.

Concluo então que a escola deve permitir o acesso aos espaços educativos alternativos, citados acima pela referida autora Helena Araújo, buscando a influência e o aprendizado que esses espaços proporcionam à construção de conhecimentos relevantes para a formação da consciência histórica dos nossos alunos, tendo o nosso olhar crítico para a importância da história na construção de identidade e da cidadania desde os primeiros anos de escolaridade do fundamental.

Resposta 2

Atividade baseada nas aulas 1 e 2 – Civilização e cultura

“Voltada para turma de 5° ano do ensino fundamental”

De onde Viemos?

Objetivos:

 Estudar a sua origem;

 Identificar as características de diferentes grupos ou etnias culturais;

 Valorizar as contribuições que os imigrantes proporcionaram para a construção da nossa cultura e civilização atual;

 Estimular a curiosidade dos alunos sobre as nossas origens e um olhar sobre a diversidade de nossas culturas;

 Aula em espaço não formal de educação: visita ao Museu do Imigrante – SP visando o contato com o material do acervo histórico disponível nas exposições do Museu, onde o aluno poderá transferir-se para uma época distante da atual, o que auxiliará a compreender os aspectos sociais e econômicos vigentes naquele momento, as expectativas e interesses relacionados a tal época histórica, além de reconhecer a importância deste contexto histórico para a formação da sociedade culturalmente diferenciada que temos hoje no Brasil.

Procedimentos:

 Solicitar que cada aluno pesquise a história de sua origem, dos seus descendentes e do local onde nasceu;

 Apresentação de relatos orais da história

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com