TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia E Memoria

Monografias: Historia E Memoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

Memoria e identidade são conceitos diferentes, porém estão interligados no que diz respeito à construção da história. A memoria é aquilo que nos faz lembrar de fatos e imagens com os quais nos deparamos no decorrer da vida, já a identidade é aquilo que nos define, nos caracteriza como seres individuais, únicos.

A memoria e a identidade são conceitos interligados, pois é a partir da memoria que se constrói a identidade de individuo ou de um povo, com seus costumes, suas crenças, suas historias de vida, seus monumentos, é isso que torna cada lugar e cada um diferente, único.

A memoria vai se construindo lentamente, ao longo do tempo com referenciais sobre o passado e o presente, ela é um elemento constituinte do sentido de identidade, tanto individual como coletiva, na medida em que ela também é um fator extremamente importante do sentimento de continuidade de coerência de uma pessoa de um grupo em sua reconstrução de si. A memoria histórica constitui um fator de identificação humana, é a marca ou o sinal de sua cultura.

Identificamos a historia e os seus acontecimentos mais marcantes, desde os conflitos as iniciativas comuns e a identidade cultural define o que cada grupo é e o que nos diferencia uns dos outros.

Para que a identidade e a memoria de um povo seja preservada se faz necessária a criação de arquivos, pois a memoria é perdida espontaneamente ao longo do tempo, não é possível nos lembrarmos de todos os fatos que já vivemos. É importante que as pessoas tomem consciência da necessidade da preservação da memoria de seu povo pois assim permanece também sua identidade. A memoria é necessária pois sem ela vamos perdendo nossa identidade ao longo do tempo e um povo sem memoria, um povo sem identidade, não tem historia.

Além disso a memoria é um elemento essencial da identidade e contribui para a formação da cidadania.

REFERENCIAS:

BALTAZAR, Alessandra. Patrimônio Cultural: técnicas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com