TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Moderna

Por:   •  15/2/2016  •  Dissertação  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]


[pic 7][pic 8]

1) Quais foram as razões que contribuíram para a crise do feudalismo?

2) Podemos considerar o Renascimento como um movimento que rompeu definitivamente com a sociedade medieval? Por quê?

Vários fatores contribuíram para a crise do feudalismo, revoltas camponesas guerras, fome, a peste negra, a economia agraria, várias transformações a partir do século XII aprofundaram mais a crise no sistema feudal.

        O Sistema sofreu na área agrícola, que abarcava o aspecto social e econômico, o solo se deteriorava por causa da pressa e do mau uso, e no século XIV o solo já se encontrava delimitado, esgotado, e as produções caíram, senso assim os senhores feudais obrigavam os servos a pagar mais impostos, e com essa crise à sociedade passou a conviver com a fome, aumentou o numero da população e diminuiu o numero na produção. Entre 1315 e 1317 foi os piores anos na colheita tendo consequências terríveis, uma extensa fome coletiva.

        Todos os grupos sociais enfrentaram as dificuldades do século XIV, mas o sofrimento dos camponeses, em especial dos servos impulsionou essa camada social a revolta, onde podemos citar “A Guerra dos Cem Anos” (lembrando que esse termo veio a existir a partir do século XIX por autores escolares para definir o combate entre franceses e ingleses no século XIV XV) entre França e Inglaterra, fator que contribuiu para aumentar a fome, pois estava sendo destruídos os campos cultivados, e as chamadas “jacqueries” revoltas camponesas que explodiram por todo o continente.

        Como as guerras, a revolta camponesa, a economia agraria e a fome, podemos citar também a “Peste Negra” como um dos fatores que influenciaram a crise no sistema feudal.

        Entre 1340 e 1350 veio a epidemia da peste negra, uma das mais graves epidemias a atingir a população da Europa. Navios que transportavam mercadorias para o continente europeu traziam consigo a infecção pelas pulgas de ratos, alastrando na Europa a peste negra, doença originaria da Ásia Central. Um terço dos europeus já se via contaminados com a terrível doença em pouco tempo.

        As cidades não estavam preparadas para receber uma grande concentração de pessoas, a epidemia aumentou com muita velocidade. No século XIV a peste matou mais de um terço da população europeia, aprofundando ainda mais a crise no sistema feudal. Os senhores feudais enfraquecidos pela crise, a nobreza já não tinham mais o poder sobre o restante da população da Europa Ocidental, levando os trabalhadores a um processo de revoltas. O século XIV ficou conhecido como o Século da Guerra, da fome e da peste.

                                        

A peste negra foi sem dúvida, um efeito das precárias condições de vida e higiene existentes nos burgos da Baixa Idade Média. As aglomerações desordenadas de casas no espaço estreito das muralhas, a ausência de qualquer sistema de esgoto ou saneamento, a inobservância de quaisquer hábitos de higiene e limpeza eram decorrências de um crescimento urbano muito rápido e tumultuoso [...] A grande mortalidade, decorrente da peste e da guerra, procedeu à desorganização da produção e disseminou a fome pelos campos e cidades – razão das grandes revoltas populares que abalaram tanto a Inglaterra e a França quanto a Itália e a Flandres nesse mesmo período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (346.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com