TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia e geografia

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.620 Palavras (11 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Unidade de ensino: POLO DE GUAÍRA-PR

Curso: PEDAGOGIA - 2º ANO

Disciplina: PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Tutora: CHARLENE BELO

Alunas:

JOSIANI CASINI HATAOKA                                          RA 431925

ROSANGELA DE FATIMA LATRÔNICO                      RA 415411

REGIANE INACIA DE FATIMA                                      RA 419751

ELAINE APARECIDA DOS SANTOS MELO                  RA 419746

Guaira - Pr, 03-05-2015.

[pic 2]

LITERATURA INFANTIL

        

        Atividade Prática Supervisionada (ATPS)
entregue como requisito para conclusão da
disciplina “Projeto Multidisciplinar III”, sob orientação da
professora-tutora a distância Charlene Belo
 na Universidade Anhanguera –
UNIDERP. Guaíra
08/05/ 2015.

Guaíra

Maio-2015

INTRODUÇÃO

Trabalhar com projetos podem ser uma estratégia bastante interessante para diversificar o trabalho os alunos. Segundo Dias e outras (2004), "O que inaugura esta prática pedagógica como inovadora é o fato de aceitarmos o desafio da desinstalação, de desfazer certezas, conviver com o provisório, ressignificar determinadas opções, adotando o currículo como fio condutor do trabalho que será desenvolvido, de forma flexível, não linear, a partir de questões levantadas pelos alunos e/ou condições contextuais que emergirem das situações do cotidiano. (p.230)"Hernandez e Ventura (1998) consideram os projetos de trabalho como articulação de conhecimentos escolares e que a perspectiva do conhecimento é global e relacional. Esta ferramenta possibilita a criação de estratégias de organização do conhecimento considerando as informações buscadas e a amplitude de busca para a resolução do problema levantado.                                                                                 O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa. Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar. Permite ainda uma avaliação processual do desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos e da reflexão permanente sobre a prática pedagógica, pois esta estratégia não se apoia em normas e regras rígidas. O grupo constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sana dificuldades e buscando aprofundamentos.

Os projetos são essenciais na vida escolar de toda criança, pois, além de auxiliar no seu desenvolvimento irá incentivar diretamente na sua personalidade, fazendo com que e a criança carrega por toda vida os conhecimentos adquiridos com os mesmos.

RESENHA

Aprendizagem e projetos, uma união que da certo.

Quando nós professores nos possibilitamos inovar em sala de aula estamos dando oportunidade de ensinar e também aprender, a aprendizagem trabalhada por meio de projetos auxilia na mudança que tanto sugerimos na educação, pois, os projetos geram situações reais e diversificadas, que favorecem o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e cultural do aluno agindo principalmente na construção de seus estigmas.                                                Dentro da pedagogia de projetos é possível que o aluno no processo de aprendizado supra suas duvidas e anseios, que ele pesquise e crie relações entre os assuntos, incentivando-os em novas descobertas, e principalmente a atuação nas atividades e valorização de sua participação. Os projetos são muito complexos, pois cada um é único, e não existe um modelo pronto, quando um professor começa elaborar um projeto ele deve ter conhecimento vasto sobre o tema, deve pesquisar e estudar muito, pois, todo projeto é uma investigação do que vai ser trabalhado, saber utilizar a tecnologia ao seu favor como aliada no bom desenvolvimento do tema, Lévy (1998) afirma que as novas tecnologias utilizadas como ferramentas pedagógicas na escola redefinem a função docente e agregam às práticas de ensino e aprendizagem a novos modos de acesso aos conhecimentos.                                         O desconhecimento de uma das áreas desvirtua uma proposta integradora das mesmas. “Esse processo se constitui num exercício e aplicação do que já se sabe” (Almeida, 2002) a respeito do tema “Não deve ser assumido pelos alunos como imposição do professor tampouco pode ser fruto de uma curiosidade circunstancial dos alunos. O tema gerador deve constituir-se em desafio, algo que mereça investimento de tempo e esforço cognitivo” (Barbosa, 2004).                                                                                         O professor tem um papel fundamental na execução dos projetos e cabe á ele criar as situações necessárias para que o aluno se encontre dentro do tema e busque o novo, trabalhar projetos além de tornar a aprendizagem mais agradável favorece uma ligação de diversas áreas do conhecimento, todo e qualquer projeto quando bem elaborado e executados terá boas respostas.

SÍNTESE DA RESENHA

                Muitos professores ao chegarem numa sala de aula se deparam com a grande dificuldade que é chamar e prender a atenção dos alunos nas atividades propostas, aí é que entram em cena os projetos educativos, como forma de apoiar tudo aquilo que se discute em sala de aula. Preparar um projeto é um desafio um tanto quanto trabalhoso, pois utiliza do real e do diversificado para apresentar e trabalhar o tema, um projeto deve ser completo e claro para que o aluno tenha facilidade de entender o que realmente esta sendo proposto pelo professor.                                                                                                         A elaboração de um projeto envolve muitas etapas, as quais devem ser pesquisadas e investigadas, sanando todas as duvidas que o envolva, concluindo assim que a intenção de trabalhar projetos é de melhorar o processo de ensino aprendizagem, visando sempre a construção         do         conhecimento         do         aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (204.4 Kb)   docx (112.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com