TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia moderna

Por:   •  11/10/2015  •  Monografia  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

Itens para Pesquisa:[pic 1]

1- Como se apresentava a economia da França pré-revolucionária.

A sociedade francesa da segunda metade do século XVIII possuía dois grupos muito privilegiados: 
O Clero ou Primeiro Estado, composto pelo Alto Clero, que representava 0,5% da população francesa, era identificado com a nobreza e negava reformas, e pelo Baixo Clero, identificado com o povo, e que as reclamava; A Nobreza, ou Segundo Estado, composta por uma camada palaciana ou cortesã, que sobrevivia à custa do Estado, por uma camada provincial, que se mantinha com as rendas dos feudos, e uma camada chamada Nobreza Togada, em que alguns juízes e altos funcionários burgueses adquiriram os seus títulos e cargos, transmissíveis aos herdeiros. Aproximava-se de 1,5% dos habitantes.

2- Divisão partidária da França pré-revolucionária, caracterizando os partidos : girondino, jacobino e sans-culottes.

Girondino era a denominação de um grupo político moderado, chefiado por Jacques-Pierre Brissot (1754-1793) durante a Revolução Francesa. Compreendia junto com os jacobinos (liderados por Robespièrre) e cordeliers (por Danton) o Terceiro Estado, e ocupavam o lado esquerdo da Assembléia, ficando o direito para o Clero (Primeiro Estado) e Aristocracia (Segundo Estado). Defendiam uma Monarquia Constitucional e se enfraqueceram politicamente com a tentativa de fuga de Louis XVI. 

Direita provém desta divisão inicial da Assembléia Nacional Francesa. Os Girondinos tinham em seus quadros representantes da alta, média e baixa burguesia. 
Os jacobinos tinham esse nome derivado do seu local de encontro, o Convento de S.Jacques, em Paris. Com o tempo o clube dos jacobinos tornou-se uma poderosa facção revolucionária, compostas pelos democratas mais ardentes e pelos revolucionários mais radicais, que terminaram por formar dentro do eclético corpo do jacobinismo militante, outras tendências, como a dos Cordelliers e a dos Feuillants. Politicamente eles representavam a massa dos sans-culottes, os setores mais pobres da sociedade francesa, os trabalhadores jornaleiros e parte considerável da classe média dos jornalistas, dos advogados e pequenos profissionais que, com o rugir da revolta, assumiram as posições mais extremadas. Inicialmente os jacobinos aceitaram a monarquia constitucional, mas depois, especialmente depois da fuga do rei, foram os mais ardorosos defensores de uma república revolucionária. Os seus líderes mais representativos foram Maximilien Robespierre, um parlamentar vindo de Arras; Georges Danton, o maior tribuno da revolução depois de Mirabeau; Louis Saint-Just, um jovem orador que encarnou os extremismos dos jacobinos; e Georges Couthon

3- O que foi a Assembleia dos Estados Gerais?Qual o sistema de votação proposto pelo Rei Luis XVI?
Na França Absolutista, a assembleia dos Estados gerais, era um órgão  politico de caráter consultivo e deliberado, constituído por representantes as três ordens sociais denominadas estados, sendo o primeiro estado o clero o segundo estado a nobreza  e o terceiros estado o povo. Os estados gerais aconselhavam o rei em algumas de suas decisões.

4-   O que era a bastilha e o que representou para a História a sua queda?

É uma antiga prisão de Paris onde prendiam criminosos de toda espécie. A Bastilha caiu por ocasião da Revolução Francesa e a data em que isso aconteceu 14 de julho, é o dia nacional da França.  Foi atacada e tomada pelos revolucionários, em 14 de julho. Os presos políticos foram libertados. A Queda da Bastilha tornou-se um marco e símbolo da queda da monarquia francesa. Inclusive, o 14 de julho foram escolhidos pelos franceses como feriado nacional e data de celebração da Revolução Francesa.

5- Diferencia a constituição e a política adotada durante a fase da Assembleia Nacional Constituinte, da fase da Convenção ( Fase do Terror ) :
Durante a Revolução Francesa, houve o período da contrarrevolução, liderado pelo rei Luís XVI. Após esse período de muita desordem, uma nova Assembleia Nacional Constituinte teve que ser formada para preparar uma nova constituição.
Surge então a 
Convenção Nacional (ou simplesmente Convenção), que tinha os jacobinos (partido representado pela pequena e média burguesia, liderado por Robespierre) como maioria entre seus membros. Para fins legislativos e administrativos a Convenção criou - entre outros - o Comitê de Salvação Pública e o Comitê de Segurança Pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (299.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com