TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historiador E Seus Fatos

Trabalho Escolar: Historiador E Seus Fatos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 2

O autor E.H. Carr faz uma intensa reflexão conceitual ao longo do texto para responder a pergunta que intitulou sua obra “Que é história?”, que aqui será objeto de analise, a explicação do que seriamfatos históricos. Para tanto, ele introduz o tema citando renomados historiadores de Cambridge, demonstrando, em suas respectivas posturas, pontos de vista diretamente opostos, um positivista e outrorelativista, os quais, no decorrer do texto, continuaram a ser colocadas em conflito a partir de diferentes outros exemplos.

Após ilustrar esses pontos de vista, que atribuem ao fato histórico cadaqual uma característica própria, Carr parte para sua própria reflexão do que seriam os acontecimentos relevantes à história. Desse modo, ele questiona: Que diferença há entre um evento do passado eum fato histórico? Segundo Carr, o fato histórico é construído pela reflexão acerca de um dado acontecimento dentro da comunidade de historiadores. O Historiador é por natureza um selecionador, fazrecortes no tempo e neles se foca, lançando-se a compreender algo em específico. Como os vestígios do passado não são o passado em si, mas sim fragmentos que encerram toda a cultura e mentalidade que osoriginou, inúmeras possibilidades de desvendar o que eles ocultam são possíveis, dessas possibilidades surgem as estruturas argumentativas propostas pelos historiadores no intuito de defender certainterpretação. Quando estas conseguem obter aceitação, e sobre tal interpretação joga-se a luz de uma discussão, essa lentamente vai se constituindo como um fato histórico. Portanto, são os próprioshistoriadores, enquanto agentes ativos, que diferem um acontecimento qualquer de um fato histórico.

Carr em concordância com essa idéia de que tudo tido como histórico é fruto de uma seleção, apresentaas diferenças entre os estudos de uma passado recente e de um outro mais distante, sendo que este passado mais distante é limitado de informações que, por uma razão ou outra, persiste,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com