TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historiografia de Gustavo Barroso

Por:   •  27/8/2017  •  Bibliografia  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Historiografia de Gustavo Barroso

A biografia é uma descrição dos fatos particulares da vida de uma pessoa ou personagem histórico, podendo conter fotos que testemunham os acontecimentos ou uma narrativa que consta em si. É um documento que consta a trajetória de vida de uma pessoa, com dados precisos, incluindo nomes, locais e datas dos principais acontecimentos.

Como gênero literário, a biografia é uma narração da história de vida de uma pessoa ou de uma personagem, geralmente na terceira pessoa. Já a autobiografia é quando o autor expõe a sua própria história na primeira pessoa. Para Peter Burke, geralmente a biografia em si oferece um rumo em suas próprias vidas, já a biografia Barroseana, narra as façanhas de nossos guerreiros ilustres da pátria, são pessoas do período monárquico, é assim um resgate histórico de pessoas que lutaram pela nação.

Para conseguir buscar a historia em si, Barroso busca na memoria dos brasileiros, para ele, todo brasileiro conhece um parente ou alguém que fez parte de um passado pomposo, sendo assim, ele exalta esse heróis por manterem a essência desde a adolescência até a velhice.

O herói barroseano, é uma pessoa que age por puro amor a pátria, sua alma está disposta a morrer pelo país, beirando um nacionalismo, os heróis de Barrosso, ele tenta em si, transformar esse ditos heróis num ideal de bondade, como Duque de Caxias, esse sentimento de morrer pela pátria constituía uma superioridade, e que o Brasil estava acima de qualquer pessoa, porque a honra e o sacrifício de uma ambição material, como se a morte não fosse o fim de uma era e o inicio de uma dor, mas como o ultimo acontecimento do herói que vai lhe conferir a gloria imortal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (24.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com