TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Antiguidade e Medievo

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Claretiano – Centro Universitário[pic 1]

Curso de Licenciatura em História

Disciplina: História Antiguidade e Medievo

Danieli Priscilla Queiroz Gurka

R.A: 8070421

PORTFÓLIO I

Essa atividade consiste na elaboração de um texto dividido em duas partes. Na primeira delas, com base nos nossos estudos, indique e explique as principais teorias sobre o surgimento da cidade de Roma. Em seguida, na segunda parte, analise as características da sociedade e da cultura romana e como tais características eram relevantes para todo desenvolvimento de Roma, principalmente durante o Principado.

De acordo com o material estudado, uma das teorias sobre o surgimento de Roma deve-se à lenda de Enéias, que era um príncipe troiano filho de Anquises e da deusa Vênus, que tinha como destino divino tornar-se rei da Península Itálica, porém, após a guerra foge de Troia fundando uma cidade chamada Alba Longa, tendo como descendentes, os gêmeos Romulo e Remo, que fundaram Roma, e após Remo ser morto por Rômulo tem início a monarquia Romana. Porém, outros autores acreditam que Roma foi fundada por um povo da antiga região do Lácio, os etruscos e outros consideram que a própria população do lácio a fundou, através de um forte construído às margens do rio Tibre pelos latinos e sabinos.

Destas teorias podemos identificar a cultura do povo romano, sendo uma população mista, composta por patrícios e os plebeus como principais membros e haviam também os clientes, escravos e proletariados. Os Patrícios eram a elite social e somente eles podiam ocupar cargos políticos, pois eram herdeiros dos primeiros clãs que fundaram a cidade de Roma. Já os plebeus não tinham ascendência patrícia, sendo constituída em sua maioria por proprietários de terras, comerciantes e artesãos. Para os Romanos a família era uma instituição sagrada e seu chefe tinha poderes ilimitados à mulher, aos filhos, aos escravos e aos bens. A modéstia e disciplina eram consideradas virtudes essenciais nos primeiros tempos, sendo que a religião era presente em todos os aspectos da vida cotidiana, estando ligada diretamente ao Estado Romano. Com o tempo os deuses romanos foram se identificando com os gregos, devido sua influência sobre a cultura. Os Romanos produziram inovações na arquitetura, pois para eles muito importava os edifícios públicos, mercados, tribunais, reservatórios de água, que iam para além da construção de templos.

O período que corresponde aos primeiros séculos do Império Romano é denominado de Principado, ficando claro que a forma republica de governo não era mais a supremacia. Este período caracterizou-se então, por uma dupla base política. Onde a autoridade civil conferida ao príncipe e lhe proporcionava o direito de convocar o Senado, tornava-o inviolável enquanto tribuno da plebe, podendo incluir e recomendar nomes de candidatos à magistratura, nomeação de funcionários imperiais em províncias e o poder de legislar ainda sobre atos pessoais.

Ao refletirmos sobre o principado, percebemos que na Roma Republicana, as magistraturas, as assembleias do povo e o senado dirigiam sua vida política, e com a mudança, essas instituições gradativamente foram transformadas apenas em instancias simbólicas, destituídas de sua alçada, pois no novo modelo, toda a administração e questões burocráticas deveria ser submetido à ordem do príncipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (74.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com