TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Administração

Dissertações: História Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 2

História da administração de Recursos Humanos

Desde o surgimento das primeiras organizações podemos perceber que existe um conflito entre Capital e Trabalho. O “dono da empresa” visa lucros e resultados, enquanto os “trabalhadores” buscam melhores salários e mais qualidade de vida.

O citado acima é a realidade, a prioridade dos donos são os lucros e resultados, já os empregados, nem todos vestem a camisa da empresa e visam só salários altos, para terem uma boa qualidade de vida, mas esquecem que pra isso, precisam se dedicar para o sucesso da organização.

A administração de Recursos Humanos vem evoluindo o seu foco para a gestão de pessoas com o passar do tempo. Essa mudança acompanha as tendências organizacionais e as teorias que vão surgindo com o passar dos anos, tentando adequar as necessidades organizacionais e até mesmo criar conceitos de atuação para seu diferencial em seu negócio. (APUD – TCC de 2007 – Dos alunos Ângela Maria Dias, Marco Aurélio Sciola e Paula Cristina Chagas).

É muito importante a administração de Recursos Humanos, porque administrar não é fácil, precisa de muita dedicação e Recursos Humanos envolve muitas vertentes voltadas a seres humanos e lidar com pessoas não é uma tarefa fácil.

No livro Gestão de Pessoas, Chiavenato comenta que “Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado antagônico e conflitante.Acreditava-se que os objetivos das organizações – como lucro, produtividade, eficácia,maximização da aplicação de recursos físicos e financeiros, redução de custos – eram incompatíveis com os objetivos das pessoas – como melhores salários e benefícios , conforto no trabalho, lazer, segurança no trabalho e no emprego, desenvolvimento e progresso pessoal. A solução empregada era a do tipo ganhar-perder: se uma parte leva tudo, a outra fica sem nada. Em uma situação de recursos limitados e escassos, se uma parte ganha mais, ela o faz à custa de outra.

Sem dúvida, era uma solução limitada, estreita e com pouca visão.

A atual Gestão de Pessoas teve seu início no final do século XIX com o movimento da administração científica, que foi marcada por Frederick W. Taylor (1856-1915) e Henri Fayol (1841-1925). Esse movimento tinha como objetivo proporcionar fundamentação científica para a padronização das atividades administrativas, para que a improvisação e o empirismo fossem substituídos, fazendo com que a falta de processos organizacionais fosse eliminados (GIL, 2009).

Ressalta-se o fato que a empresa e o colaborador se relacionam em uma via de mão dupla, desta forma, é de suma importância que a área de Gestão de Pessoas desenvolva suas atividades de forma muito próxima da excelência, ou seja, o processo de Gestão de Pessoas deve integrar o processo de agregar com os demais processos, sendo eles, os de aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar as pessoas nas organizações.

Enfim, a administração de Recursos Humanos teve grande evolução e hoje é ponto forte em qualquer organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com