TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação

Artigo: História Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 2

Questões

1- O que significa afirmar que “Somos feito de tempo?”

Somos feito de tempo, pois somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam ao decorrer dos tempos, tudo na nossa vida tem o momento certo para acontecer. O que já fizemos se torna uma coisa do passado, o que estamos vivendo no “agora” se torna o nosso presente e o que estamos planejando fará parte do nosso futuro.

Se pararmos para pensar nossa vida é cronometrada, pois cada acontecimento tem seu determinado tempo e lugar para acontecer.

A história nos ajuda a descobrir de onde viemos, quem somos, sobre a nossa cultura, dos nossos costumes e feitos, com isso temos um ponto de partida para darmos continuidade ao futuro e construirmos uma nova estrutura e melhorias.

A História da Educação tem como o objetivo de nos ensinar obre os acontecimentos do passar dos anos em que vivemos e dos antepassados.

Como dizia Paulo Freire “(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...) temos de saber o que fomos para saber o que seremos.”

Isso faz com que refletimos de forma clara a importância do tempo em nossa vida e na educação.

2- Explique porque a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares.

A memória da história é uma herança que passa de geração pra geração. Se não existisse a preservação da história não iríamos saber sobre os nossos antepassados. A histórica não é idêntica em todos os lugares e tempos, pois a cada dia surgem novos acontecimentos e com isso novas histórias irão surgir, assim como as pessoas, cada uma possui histórias diferentes umas das outras.

Por isso que é importante preservarmos e contribuir com a memória histórica, pois é com ela que conseguimos descobrir o que éramos e como vivíamos,

3- Resuma os quatro argumentos de Antônio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação .

Para sabermos os problemas do presente precisamos ter consciência do nosso passado e entender os acontecimentos da época. Para melhorar a educação necessitamos estudar e entender a história para que de alguma maneira possamos melhora-lá.

A história não é para ser apenas estudada, mas também necessita ser explorada, podendo assim saber sempre o “por quê?” “quando?” e “onde?”.

Segundo Manuel de Oliveira:“Não há memória sem imaginação (e vice-versa)”. Não existiria um presente sem um passado, e todos os dias estamos fabricando o passado, e é graças á ele que sabemos quem fomos e como somos.

Temos que sempre estarmos atualizados conforme as mudanças e sermos críticos perante a história da educação.

O estudo da história nos auxilia conforme as mudanças e sermos críticos perante a história da educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com