TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação

Exames: História Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

História da Educação

Educação dos Jesuítas no Brasil (1549 - 1759)

Padre Manuel da Nóbrega comandou os primeiros jesuítas a chegarem ao Brasil, eles desembarcaram na Bahia em Março de 1549 na expedição de Tomé de Souza, que foi enviado para ser o governador geral da colônia. Devemos aos jesuítas a abertura dos primeiros colégios no Brasil, sendo o primeiro em Salvador que teve como mestre, Irmão Vicente Rodrigues, ele se tornou o primeiro professor nos moldes europeus e durante mais de 50 anos se dedicou ao ensino e a propagação da fé religiosa.

O mais conhecido, José de Anchieta, chegou em 1553. Em 1554, José de Anchieta, rezou a missa de fundação de um colégio na vila de Piratininga, que hoje é a cidade de São Paulo. Foi missionário em São Vicente, Piratininga, Rio de Janeiro e Espírito Santo, provincial da Companhia de Jesus de 1579 à 1586 e reitor do Colégio do Espírito Santo.

No Brasil os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Em 1570 a obra jesuítica se estendeu para o sul, vinte e um anos após sua chegada.

Todas as escolas jesuítas eram regulamentadas pelo Ratio atque Instituto Studiorum, mais conhecido como Ratio Studiorum, escrito por Inácio de Loiola. Os jesuítas não se limitaram ao ensino das primeiras letras, eles mantinham também os cursos de Letras e Filosofia, considerados secundários e o curso de Teologia e Ciências Sagradas, de nível superior, para a formação de sacerdotes.

Os jesuítas permaneceram como mentores da educação brasileira durante duzentos e dez anos, até 1759, quando foram expulsos de todas as colônias portuguesas por decisão de Sebastião José de Carvalho, o marquês de Pombal. A educação brasileira vivenciou então, uma grande ruptura histórica num processo já implantado e consolidado como modelo educacional.

Fonte Bibliográfica: www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb02.htm‎

Minha opinião é a seguinte, embora os jesuítas tenham colaborado com a educação, alfabetizando o povo que habitava por aqui, e isso é de grande valor sem dúvida, os europeus queriam que os índios ficassem à mercê de seus interesses, os colonos estavam interessados em usá-los como escravos. Foram criadas as missões, que acabaram por transformar os índios nômades em sedentários.

Neste sentido, os jesuítas exerceram, no Brasil um destacado papel tanto na educação como na catequese do índio e dos colonos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com