TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação

Artigo: História Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da História da Educação

Estudar a história da educação não é um fato simples, mesmo porque os cursos específicos de educação (como o magistério) são recentes. Criados no século XIX, a freqüência era muito baixa e a história da educação como disciplina não era ensinado, quando muito era oferecida a história geral e do Brasil.

Durante muito tempo a disciplina de história da educação esteve ligada a filosofia da educação nos cursos de nível superior.

A importância desse estudo tem como base a necessidade de sermos críticos em relação ao sistema educacional em que fazemos parte e para isso temos que investigar as múltiplas manifestações do processo educacional ao longo da história.

Como diz Maria Lúcia Arruda Aranha: “Por isso é importante estudar a educação sempre no contexto histórico geral, para observar a concomitância entre suas crises e as do sistema social. Esta sincronia não deve ser entendida apenas como simples paralelismo entre fatos da educação e fatos sociais. Na realidade, as questões de educação são engendradas nas relações que os homens estabelecem ao produzir sua existência. Nesta expectativa a educação é um fenômeno neutro, mas sofre os efeitos da ideologia, por estar de fato envolvida na política.”

Distingue-se a história da educação em duas funções: a de docência e a de pesquisa. A primeira refere-se como disciplina de um curso, a fim de que as pessoas envolvidas tenham a consciência do caminho já percorrido e possam estabelecer a metas para implementação desse processo. A outra função é a da história da educação como atividade científica, para melhor conhecer o passado e o presente.

Contudo, o conhecimento sobre a história da educação serve para que saibamos de onde viemos, como tudo começou, para onde vamos, iluminar e expandir novos horizontes para aqueles que buscam por uma educação de qualidade e respeito. Já tivemos alguns avanços, agora falta a valorização.

ATPS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Anhanguera Educacional

2014

Ana Paula Vieira da Silva 7247592246

Claudia Marcia dos Santos Pires 7089572157

Dayana Rosa da Silva 7087565863

Jéssica Reis Benites 7250606452

Nathaly Souza

Roberta Dias Medino Nunes 7419670435

Anhanguera Educacional

2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com