TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: História Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  1.955 Visualizações

Página 1 de 3

No segundo encontro podemos destacar a História da educação, o contexto da história da educação desde as comunidades tribais, a concepção da educação, as divisões históricas, a educação na Antiguidade Ocidental e a visão do homem e ser humano.

A história pode ser vista como uma ciência, a qual é contada pela cultura e nos faz lembrar de nossos antepassados, as culturas deixadas por eles, as memórias, os costumes e os ensinamentos. Nas concepções da historia se destaca a inovadora e a tradicional, a tradicional é vista como a preservação da cultura, do tradicional, e a inovadora está sempre posta em mudanças para a inovação.

Nas comunidades primitivas os laços culturais formavam as tribos e a família era à base da organização social, as comunidades tribais foi vista como uma educação difusa, pois era uma educação informal, que os homens aprendiam com os mais velhos, no cotidiano do dia-a-dia, e a meio de aprender ocorria de forma natural e espontânea.

As primeiras civilizações a surgir foram na África e Ásia, onde surgem às primeiras escolas, as formas de viver eram estabelecidas por meio das relações sociais, e a escrita era em forma de desenho.

Na Antiguidade Ocidental a Grécia e a Roma eram as duas civilizações mais importantes para o desenvolvimento da humanidade. A Grécia era dividida entre escravos e aristocratas, a base da educação era o corpo e a mente, e eles tinham como objetivo criar um homem de verdade. Ela pode ser considerada o berço dos Pedagogos, naquela época os pedagogos foram escravos no sentido de guerra, eram pessoas cultas tinham muito conhecimento. Os gregos visavam à formação integral do homem, eles admiravam a natureza, e os pesadores mais importantes eles eram Sócrates, Platão e Aristostes.

A Roma desenvolveu a concepção do império, essa concepção buscava caracterizar o ser humano em todos os tempos e lugares. A educação romana foi dividida em três fases: a educação heróico-patrícia, a educação cosmopolita e a educação no império.

A educação heróico-patrícia era uma formação moral, de pouco ênfase, baseada e vivenciada, e os aristocráticos pratrícios (proprietários rurais e guerreiros) tinham uma educação que visava os valores da nobreza e cultuar os ancestrais, e a família não era a base nuclear.

A educação cosmopolita neste período foi criada escolas particulares para alunos de 7 á 12 anos, na qual se aprendia demoradamente a ler, escrever e contar. Depois foi criada a escola dos gramáticos de jovens de 12 á16 anos, que priorizavam mais o conhecimento literário, mas não deixava de se estudar as outras disciplinas. E por fim as escolas superiores que eram freqüentadas pelos jovens da elite que se destacariam na vida pública, estudavam política, direito e filosofia e as outras disciplinas.

A educação no império estimulava a criação de escolas em todo o império, neste tempo surgiram os pagamentos dos professores. Neste período foram criadas inúmeras bibliotecas e os romanos se apropriaram de manuscritos encontrados nas regiões conquistadas.

O ser humano possui uma identidade, formada ao longo do tempo por meio da cultura e da educação recebida.

O homem é um ser complexo, que se transforma e constrói sua história, que pode ser visto como um ser inacabado. Ele age, pensa , produz conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com