TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação

Artigos Científicos: História Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  1.270 Visualizações

Página 1 de 4

Leia com atenção as aulas 01 e 02, para responder os seguintes questionamentos. A Educação dos povos primitivos, embora fosse voltada para as coisas práticas, como era organizada?

O que distingue o estágio do homem primitivo/bárbaro do estágio “civilizado” é o surgimento da escrita. Diante dessa afirmativa, como era organizada a educação chinesa, hindu e judaica? Embora haja um distanciamento histórico, há alguma relação com a nossa educação? O que poderíamos extrair de positivo para a educação brasileira? (valor 0,0 a 2,0)

Resposta:

A educação é a maneira mais simples de transmitir conhecimentos. Nos povos primitivos não havia escolas, mas uma educação dada dos mais velhos para os mais novos, passado de geração em geração para a própria sobrevivência pessoal e da comunidade.

A educação pode ser dividida em prática e teórica. A educação prática é aquela em que o indivíduo treina para obter abrigo, vestuário e alimento. Desde a infância as crianças começam a imitar os adultos com objetos em miniaturas iguais aos deles. A educação teórica consiste na iniciação dos jovens nos rituais, nas cerimônias de iniciação e danças de seu povo, sendo atividades educativas, pois a cultura era transmitida de geração a geração.

A escrita surgiu juntamente com a evolução dos povos, dentre os quais se destacam: os chineses, os hindus e os judeus.

A educação chinesa surgiu no segundo estagio da educação dos povos primitivos. Foi referência na educação dos povos orientais, pela mais longa duração, pelo domínio da linguagem escrita através de caracteres que expressavam o pensamento e sobre tudo por oferecer as melhores oportunidades de estudo.

A organização da educação era dupla, composta por um sistema de escolas elementar e um sistema de exames realizados pelo Estado. A duração do período de estudo era indefinida, e só se encerrava com aprovação nos exames governamentais que davam direito às posições oficiais, são os chamados mandarins.

Na educação hindu, somente por meio de algum conhecimento da religião e da literatura sagrada hindu se pôde obter sua compreensão; como de uma educação superior e de seus efeitos no desenvolvimento do individuo, tanto na teoria como na prática. A moral era ensinada por meio de provérbios e de fábulas. Além da leitura e da escrita, estudavam a aritmética.

A principal diferença da educação hindu para a chinesa, é a existência de uma metodologia de sistema de casta, fruto de preconceitos entre aqueles que se denominam arianos (grande população pobre e dominante). A educação elementar hindu era eivada de graves defeitos: rotina excessiva dos mestres, cultura exclusiva da memória, negligência na educação das mulheres e das crianças, preconceito extremado contra a educação dos serviços e dos parias, desinteresse pela formação do caráter, preocupação exclusiva pelo cultivo da inteligência;

O mestre pertencia à casta dos brâmanes, não recebia remuneração dado o caráter espiritual da sua obra, podia receber presente de seus alunos. Ao ensino era a oralidade e posteriormente estudavam nos livros sagrados; os vedas ou catecismo, budista.

A educação judaica constituiu a educação numa variação acentuada com base no aspecto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com