TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Maconha

Artigo: História Da Maconha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

Histórico

A maconha é um vegetal conhecido cientificamente por cannabis sativa, que há séculos vem sendo utilizada para fins medicinais. Provavelmente antes de Cristo, os chineses já utilizavam algumas propriedades desta planta como os efeitos analgésicos, tranquilizantes e aanticonvulsivantes. . Há 5000 anos a maconha é utilizada no tratamento de varias doenças desde a malaria ao reumatismo. A China era uma fonte importante de cannabis nos tempos antigos. Devemos entender que ,os humanos interagem com esta planta há milhares de anos e ela chegou à Europa onde era apreciada por seus muitos usos práticos. As primeiras tendas, roupas e tecidos eram feitas desta planta que chamamos de maconha. Há uma abundancia de produtos incríveis ligadas a esta planta. . Até o inicio do século XX, a maconha era utilizada em vários países inclusive no Brasil, para fins médicos. Mas esta erva foi proibida em praticamente todos os países do ocidente, nos últimos 50 e 60 anos. Esta proibição da maconha vai muito alem. Para entendermos um pouco melhor sobre esta proibição devemos levar em consideração o fato que naquela época essa droga era utilizada pelas classes marginalizadas como os negros no Brasil, os mexicanos nos EUA e os árabes na Europa. Outro fator que está diretamente ligada ao cânhamo é o fator econômico. Com essa erva se podia fazer papel, velas de barco, cordas e etc. Pois era um material muito resistente. Era possível fazer até combustível para indústria automobilístico.

. No Brasil, talvez a primeira menção da maconha data de 1548 . A história da maconha e do Brasil estão intimamente ligada pelo fato de em 1500 as embarcações que chegaram ao Brasil serem feitas de fibras do cânhamo como também é conhecida.

. Podemos constatar que a maconha não é uma planta nativa do Brasil, sendo introduzida aqui pelos escravos africanos. No século XVIII a coroa portuguesa se preocupava em incentivar o cultivo da maconha por ser de interesse da metrópole e ter um valor econômico muito grande.

. Com o passar dos anos os índios passaram a ter seu próprio cultivo para o consumo. . Na segunda metade do século XIX, começaram a chegar as noticias dos efeitos hedonisticos da maconha, mas foi o uso medicinal que teve maior penetração em nosso meio, pois, a maconha era utilizada como remédio .

. Em 1930, começou a repressão do uso da maconha no Brasil. Em 1933 registraram as primeiras prisões por comercio clandestino da droga. A proibição total do plantio e comercialização da maconha em nosso país ocorreu em 25/11/1938.

. Atualmente, a maconha voltou a ser utilizada na produção de alguns medicamentos, especialmente para amenizar os problemas causados pela AIDS, esclerose múltipla entre outros.

O que devemos levar em consideração é que em muitos países a maconha já é liberada para fins medicinais, sendo a Califórnia a primeira que teve esta iniciativa. No Brasil isto ainda é uma novidade que está tentando quebrar vários tabus.

A maconha é um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com