TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Chocolate

Exames: História Do Chocolate. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 9

HISTÓRIA DO CHOCOLATE.

A História inicia-se há séculos com as civilizações astecas e maias. No México, os astecas veneravam o deus Quetzalcoat. Ele personificava a sabedoria e o conhecimento e foi quem lhes deu, entre outras coisas, o chocolate. Ele era considerado a “Serpente Emplumada”, portadora das sementes de cacau do Paraíso na Terra. Os astecas acreditavam que Quetzalcoat trouxera do céu para o povo as sementes de cacau e que um dia ele iria voltar após ser destruído por um Deus rival. O povo festejava as colheitas com o sacrifício humano, oferecendo as vitimas taças de chocolate chamadas na época de tchocolath. (HERME, 2006)

(Farrow, 2005) afirma que por volta de 600 a.C., os maias que também já conheciam o chocolate, estabeleceram as primeiras plantações de cacau na região de Yucatan e no território onde hoje é a Guatemala.Considerados importantes comerciantes na America Central, eles aumentaram mais ainda as suas riquezas com as colheitas de cacau.

O cacau era considerado bebida cerimonial asteca usada para comemorar nascimentos, ritos da puberdade, casamentos e funerais. Tinha ainda papel importante na mitologia .Acreditava-se que o deus Quetzalcoatl, a Serpente Emplumada, havia trazido as sementes de cacau diretamente do paraíso. (FRANCO, 2001.p.29)

Segundo Farrow, Theobroma, do grego, significa alimento dos deuses. Este é o nome de batismo do chocolate. O batismo aconteceu em meados do século XVIII. O padrinho foi Carlos Linnaeus, botânico sueco que conhecia muito bem a trajetória do chocolate por meio da historia dos povos. (Farrow, 2005, p.18).

Segundo Hermes, o povo acolhe Cortez com um grande banquete regado com taças de ouro cheia de tchocolath.O tchocolath não era a bebida agradável como temos hoje.Era bastante amarga e apimentada.Quase sempre o tchocoloth dos nobres e guerreiros astecas era quase sempre preparado com baunilha e mel.O restante da população, preparavam-no misturando com vinho ou um purê de milho fermentado, adicionado de especiarias, pimentão, pimenta e cogumelos alucinógenos.(HERMES,2006).

Prado (2012) afirma que, a própria origem do nome chocolate, tanto pode ter sido derivada dos astecas, onde a bebida era conhecida como cacahuath, quando dos maias,Dennis Tedlock, citado no livro the true history of chocolate, durante os banquetes e dias festivos era comum os vizinhos se comunicarem para “chokola’j”, uma expressão que significa “beber chocolate junto”.

Segundo Prado, o chocolate primeiro era um enigma, depois se tornou moeda, séculos mais tarde se tornaria mania de Nobres e endinheirados, até chegar no século 21 com uma iguaria acessível e desejada por quase todos.A descoberta do chocolate é, por si só, uma Epopéia que percorre milênios de história, desde os primeiros sinais de seu uso, entre os Olmecas, uma civilização pré-colombiana que teria vivido entre 1.500 a 400 a.C., próximo ao Golfo do México.Seria preciso muita inventividade e a colaboração de muitas gerações para que, em algum momento dessa evolução, o segredo do cacau fosse revelado.E, curiosamente, ele não estava na polpa adocicada do fruto, mas nas amargas sementes que, após serem torradas, exalaram um aroma delicioso e sugestivo.(Prado,2012, p.6).

O chocolate foi adotado pelos europeus por seu sabor e por seu efeito estimulante. Contendo dois alcaloides que lhe conferem essa propriedade: a teobromina e a cafeína. Por muitos anos, o chocolate permaneceu segredo da corte, que lhe atribuía poderes afrodisíacos .Mais tarde, tornar-se-ia bebida da moda em toda Europa.(FRANCO, 2001, p.124).

Foi no inicio do século XVII, o italiano Antonio Carletti levou o segredo da preparação do chocolate da Espanha para a Itália. Os cafés de Veneza e Florença ficaram conhecidos também pelo seu chocolate.(FRANCO, 2001, p.171).

As primeiras sementes de cacau chegaram ao sul da Bahia no século XVIII. Com o clima quente e úmido da região, externos cacaueiros, rapidamente se desenvolveram , transformando o sul do estado no principal produtor de cacau do pais. Por mais de um século, o Brasil se firmou como um dos maiores exportadores de cacau para o mundo, chegando a produzir mais de 400 mil toneladas ao ano. (FRANCO, 2001).

Segundo Herme (2006), há algumas décadas, no entanto, a produção cacaueira das cidades baianas, especialmente Ilheus e Itabuna foi reduzida de forma drástica. A concorrência com outros países, a “vassoura-de-bruxa”, praga que assolou as plantações, e a falta de investimentos foram as principais causas da queda da produção.

Para fazer um bom chocolate, os frutos devem ser colhidos maduros. Essa maturação é determinada pela cor e pelo ruído que o fruto faz ao ser levemente sacudido. Com um golpe certeiro de facão, o fruto é aberto, tornando-se cuidado para não atingir os cachos de sementes, que devem ser debulhadas e selecionados. Em seguida, sementes e polpa são postas para fermentar amontoadas, em cestos, ou como ocorre na maioria das vezes, em caixa de madeira vazada no fundo, dependendo do costume e do tamanho das plantações.(HERME,2006).

Lima (2008, p.82) afirmou que, até então, o cacau é o seu precioso produto, o chocolate, só circulavam pelos rituais, banquetes e o comercio na America Central. Passaram-se séculos, até que em 30 de julho de 1502, o navegador Cristovão Colombo, achando que tinha descoberto as Índias, chegou a Ilha de Guajano, na America Central.Um dos chefes Astecas subiu a bordo e ofereceu ao navegador e sua tripulação , armas, tecidos e também sementes de cacau.Colombo e seus marinheiros provaram as sementes e também o chocolate.Dias depois, levantaram velas e seguiram para a Europa.

Imagem de WikimediaCommons (imagem ilustrada do Google)

Hoje, o chocolate possui uma simbologia única na sociedade atual. Presentear alguém com uma caixa de bombons representa um gesto de carinho, amor, solidariedade ou amizades.

MERCADO

O chocolate nasce a partir da mistura do líquor e da manteiga de cacau, ambas extraídas das amêndoas da fruta por meio de fermentação, secagem e prensagem. Em cada região produtora, essa amêndoa apresenta notas de sabor diferentes que foram impressas pelo solo e pelas condições ambientais em que a plantação está inserida. São essas características e o apuro nos processos de produção que podem fazer de algumas regiões locais famosos e com produtos reconhecidos e identificados como de origem controlada.

Houve uma época em que cacau no Brasil tinha peso de ouro e fez muito fazendeiro enriquecer. Mas com o tempo, as safras passaram e a vassoura de bruxa -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com