TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Jornalismo

Tese: História Do Jornalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 6

• Presidente Castelo Branco; vice – presidente José Maria Alkimin

Falam os Líderes

Brasília, 11 (especial) – Deslocou-se para esta capital o centro dos acontecimentos políticos nacionais. A eleição do primeiro presidente da República, imediatamente após a revolução que deu um fim ao mandato do Sr. João Goulart, tornou o Congresso Nacional o cenário dessa modificação na histórica republicana, e imprimiu um aspecto inédito à escolha do primeiro mandatário, que terá de aplicar o Ato Institucional. Na primeira fase da eleição, a Mesa que dirigiu os trabalhos de oportunidade ao Senado e aos líderes da bancada.

De acordo com o PTB, o Sr. Doutel de Andrade, usará parcelas de uma ordem democrática e legal ainda existente para honrar o seu compromisso de luta com o povo, em defesa da verdadeira emancipação do País.

Não nos intimida a tentativa de confundir a opinião pública arrolando como comunistas homens, que repudiam o marxismo e o comunismo. O PTB condena o comunismo como doutrina social e política.

Posição da UDN (União Democrática Nacional)

O deputado Adauto Lúcio Cardoso, líder da UDN na Câmara Federal, em discurso, Criticou a atitude do Governo do Sr. João Goulart por pressionar seguidamente o Congresso Nacional.

O congresso Nacional hoje toma consciência plena e lícita de que vai cumprir o seu dever, e com a eleição do presidente e vice, estará preparando os alicerces do resgate deste País, que há anos tem estado nas mãos dos que apenas tem sabido parasitá-lo.

Sistema de votação.

Aurélio Viana líder do PSB levantou a questão de ordem baseado no artigo 2.O do Ato Institucional, que determinava a votação nominal.

Disse o parlamentar que não determinava o referido Ato que a votação deveria ser a descoberto ou secreto.

O senador Auro de Moura que na qualidade de presidente dos trabalhos, decidiu pela votação a descoberto.

• Quem é o presidente da República, Gal Castelo Branco

Natural de Mecejana, Estado do Ceará, onde nasceu em 20 de setembro de 1900, o General é descendente de ilustre família, sendo um de seus antepassados a escritor José de Alencar. Militar por vocação, iniciou-se cedo no Exército, no posto de tenente, já era instrutor da Escola Militar do Realengo e assistente da Missão Militar Francesa, no Brasil.

O general Castelo Branco é um militar do tipo intelectual.

Seu curso na Escola Superior de Guerra, aliás, foi tirado na França, e acredita-se que o general Castelo Branco tenha tido no soldado francês o seu modelo, o que terá feito dele um militar completamente desvinculado da política, um homem sem partido que vê no Exército, apenas, a sua missão de assegurar à Pátria as necessárias condições de segurança para prosperar e evoluir. E com esses nobres propósitos que aceitou servir ao Brasil.

• Gêneros baratos para Santos.

Recentes manifestações da Prefeitura, inclusive procurando contato com a Superintendência Nacional de Abastecimento em São Paulo. A manifestação era pelo motivo de abastecimento e fiscalização dos preços. O prefeito José Gomes deseja que a SUNAB instale uma agência, da mesma forma que parece interessado em prestar a esse órgão algumas colaboração. Sem desvio da nossa orientação, e sempre que possível , procurando sugerir à administração local medidas em favor da regularização do abastecimento e do barateamento dos preços, chamamos a atenção dos Executivos e Legislativo, para os entendimentos que se processam em São Paulo, visando a distribuição feijão. Tais entendimentos vêm sendo realizados entre a SUNAB e a Comissão de Financiamento da Produção, do Banco do Brasil.

O preço do feijão será reajustado na Cidade de São Paulo, porém a cidade de Santos não terá essa alteração.

Cremos que a administração de Santos poderia oferecer alguns caminhões para o transporte e para a venda do feijão, e assim fazer com que a cidade de Santos entra-se nesse programa.

• Eleição hoje

O congresso Nacional vai eleger hoje, finalmente o futuro governo da República, na forma da Constituição, e respeitando o Ato Institucional que manda que a eleição seja feita nominal.

Assim fica esclarecido o ponto de vista de cada votante, com responsabilidade definida.

Entramos numa hora em que todos têm que manifestar, claramente as suas atitudes.

O nome do general Humberto de Alencar Castelo Branco voltou a polorizar a manifestação de logo mais no seio do Parlamento. Consola saber disso pois se trata de uma personalidade, que satisfaz, perfeitamente as espirações nacionais do momento, em face da profunda transformação que acaba de sofrer a vida institucional brasileira.

No tocante ao vice- presidente, não há dúvida que se a escolha recair em Moura Andrade estará tudo certo. Esse representante de São Paulo tem 8 anos de mandato. Foi o senador mais votado no último pleito para renovação do Congresso.

Sua eleição para vice presidente, pelo processo indireto, não acarretará a perda do seu mandato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com