TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Dos Colégios

Casos: História Dos Colégios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

Colégio Pedro II- Rio De janeiro (1837)

Durante o Império, o ensino secundário esteve quase sempre nas mãos de particulares. Como não havia grande procura, o número de escolas era suficiente para atender a demanda que havia na época.

Em 1837 o Ministro do Império Bernardo Pereira de Vasconcelos apresentou ao Regente Pedro de Araújo Lima uma proposta para a organização do primeiro colégio secundário oficial do Brasil. Pereira de Vasconcelos acreditava que a instrução pública seria melhor do que a particular, que se mostrava inadequada, por ser oferecida em salas precárias e por professores mal preparados.

O Colégio de Pedro II, cuja primeira sede se situa na atual Avenida Marechal Floriano, no centro do Rio de Janeiro, originou-se do Seminário dos Órfãos de São Pedro, criado em 1739, por Frei de Guadalupe, "para criação de meninos nas costas da igreja de São Pedro". Recebeu diversos nomes: Seminário de São Joaquim, e Imperial de São Joaquim até receber a denominação de Colégio de Pedro II.

A inauguração e o começo das aulas ocorreram no dia 25 de março de 1838. Estavam presentes o jovem imperador e suas irmãs, o regente Pedro de Araújo Lima, assim como todos os Ministros de Estado. Estas presenças ilustres demonstravam a importância política que o colégio teria, desempenhando outros papéis além da instrução.

O Pedro II tornou-se um símbolo de civilidade. Mantido pelo Imperador, era o padrão de ensino secundário e a única Instituição a realizar os exames que possibilitavam o ingresso nos cursos superiores. O aluno que completasse o curso recebia o título de Bacharel em Ciências e Letras e tinha acesso direto às Academias. D. Pedro, que costumava referir-se a ele como "seu colégio", escolhia os professores, assistia às provas e conferia as médias.

Foram alunos do colégio grandes nomes da vida política e literária do Brasil, entre eles Gonçalves Dias, Capistrano de Abreu, Coelho Neto, Euclides da Cunha e os futuros Presidentes da República, Rodrigues Alves, Hermes da Fonseca e Washington Luís.

Referências: http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/criacao_pedroii.html

Colégio São Luís- São Paulo (1867)

Fundado em 1867 em Itu (interior de São Paulo) pelos padres jesuítas e transferido para a cidade de São Paulo em 1918, o Colégio São Luís foi uma das primeiras escolas a se fixar em território nacional.

Semana Santa, Encontro de Alunos Líderes e Jogos entre colégios jesuítas foram algumas das atividades educativas criadas na época e que são realizadas até hoje. Nos anos 80, o Colégio passou por uma ampla reestruturação de sua linha educacional. A Associação dos Colégios Jesuítas, que envolve sete colégios, promoveu a modernização da pedagogia, com princípios da espiritualidade inaciana (Santo Inácio de Loyola), que hoje são base de todo o trabalho educacional dos jesuítas.

Personalidades com trabalhos reconhecidos em diversas áreas passaram pelas salas de aula o Colégio, como o senador Eduardo Matarazzo Suplicy, Horácio Lafer Piva (ex-presidente da Fiesp), o navegador Amyr Klink e a atriz Maria Fernanda Cândido, entre muitos outros.

Com mais de 2.200 alunos, o São Luís é hoje consagrado como um dos mais tradicionais e respeitados colégios do País. Sua história se entrelaça à história da Avenida Paulista e da cidade de São Paulo.

Referências:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com