TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História E Patrimonio - Anhembi

Trabalho Universitário: História E Patrimonio - Anhembi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

Pergunta 1

Assinale a alternativa que não retrata a realidade:

a. Se analisarmos a cultura gastronômica de um povo poderemos avaliar uma série de combinações elaboradas ao longo do tempo e no território estudado.

b. A cultura de um país está integrada à alma do povo, como a sua gastronomia, seus valores, história, agricultura, religião, aspectos históricos e geográficos.

c. A cultura de um lugar e sua comida típica muitas vezes não são intimamente ligados. (CORRETA)

d. Patrimônio Intangível é toda a herança cultural de uma coletividade que não pode ser tocada, mas faz parte dos saberes intrínsecos no dia a dia de um povo.

e. O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade.

Pergunta 2

Sobre os homens do período Paleolítico é correto afirmar que:

a. Em algumas regiões foram encontrados restos de alimentos, como ossos, sinais da construção de cabanas e objetos utilizados para a fabricação de pães e vinhos.

b. À medida que aprenderam a usar o fogo, os homens do Paleolítico puderam construir mais arados e obter muito mais coisas para comer.

c. Juntando a atividade de coleta (de alimentos selvagens) com a de caça, realizada com instrumentos cada vez mais aperfeiçoados, o Homo sapiens sapiens melhorou sua alimentação. (CORRETA)

d. Apesar de nômades, os homens do Paleolítico se fixavam por algum tempo em cavernas ou cabanas, em geral escolhiam um lugar onde as terras fossem produtivas e a agricultura próspera.

Pergunta 3

De acordo com o texto do professor Carlos Lemos sobre Patrimônio Histórico, o professor francês Hugues de Varine-Boham divide o patrimônio histórico-cultural em três grupos: elementos naturais (como os rios, as florestas, as praias), elementos do saber (as técnicas e artes que o homem utiliza para sobreviver como saber cozinhar, transformar, esculpir) e bens culturais que surgem a partir dos outros dois grupos que são os artefatos (utensílios, objetos e construções). No texto Lemos também conta que:

a. A comida é um artefato de consumo imediato. (CORRETA)

b. A comida é um objeto de valor documental.

c. A comida é um artefato de uso prolongado.

d. A comida é um objeto de uso restrito.

e. A comida é um saber de uso prolongado.

Pergunta 4

Sabendo-se que existem inúmeras definições antropológicas para a palavra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com