TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Medieval

Por:   •  26/3/2019  •  Seminário  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITO

O Sistema Feudal ou Feudalismo foi um modo de organização social, político, econômico e cultural baseado no regime de servidão-contratual, onde o camponês (vassalo) era o servo do senhor feudal (suserano), detentor de grandes propriedades de terras. Imperava dentro do feudo, uma grande propriedade rural possuindo um castelo fortificado, aldeias, terras para cultivo, pastos e bosques. Esse sistema foi predominante no Período da Idade Média (entre os séculos V e XV), nos entornos da Europa Ocidental, especialmente na França, Inglaterra, Alemanha e Itália. Mais do que um sistema baseado nos modos de produção, o feudalismo definia as pessoas e como elas se relacionavam, estabelecendo classes e definindo seu espaço dentro da sociedade.

ORIGEM

Sua origem data do século V com a decadência do Império Romano e as invasões dos povos bárbaros, que obrigaram os romanos (dentre eles pobres e ricos) a se afastarem das cidades e migrarem para o campo. Alguns historiadores consideram o Imperador Franco da dinastia carolíngia, Carlos Magno, o grande precursor do sistema europeu, sendo chamado até de Pai da Europa.

Com o processo migratório, a ordem que imperava neste período era o “cada um por si”. Os que tinham mais condições logo se estabeleceram com o domínio das terras rurais, mas para os mais pobres restavam-lhes apenas a violência dos invasores, a insegurança social e o isolamento dos feudos. Em meio a desordem pública e um rei que não cumpria sua função de chefe de Estado, os senhores feudais passaram a assumir o poder descentralizado.

Em meio a esse processo de construção da sociedade feudal, nas vilas romanas, os menos favorecidos estavam acuados. O Estado que deveria protege-los, não oferecia o básico: paz, defesa contra os invasores, cultivo de terra ou um pequeno comércio. Em busca de benefícios que pudessem trazer o mínimo de sobrevivência e mais segurança às suas famílias, os camponeses que viviam em aldeias em torno dos castelos, buscaram ajuda e proteção aos seus poderosos vizinhos. Neste caso, “uma mão lava a outra”. Enquanto os senhores feudais davam-lhes proteção com suas armas, os camponeses davam parte de sua colheita para os senhores. Esse sistema era selado através de um juramento sagrado, que não deveria ser quebrado. É a partir desse momento que nasce o sistema feudal, substituindo o modo escravista pelo modo servil de produção. Mas esse processo levou anos para consolidar-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (28.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com