TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História de Fernando Pedroza

Por:   •  16/3/2016  •  Resenha  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 3

História – Fernando Pedroza/RN

Fernando Pedroza-Terra das Minhas Raízes.

Nos meados do século XIX, se tem registros de famílias que habitavam no sítio São Romão, pertence a família Trindade. Aluizio Alves em seu livro Angicos, dizia que São Romão, era uma extensa mata, propriedade de vários agricultores, entre os quais se destacavam, Joaquim Firmino, Fernando Pedroza e Miguel Trindade. Mas a povoação do lugar se deu a partir de 1920, com a construção da Estrada de Rodagem que ligava Lajes a Angicos. O caixeiro viajante Antônio Teixeira, possuía um barracão que fornecia secos e molhados aos trabalhadores da estrada e juntamente com Manoel Gondim e Antônio Francelino, criaram a 1ª Feira livre em 14 de agosto de 1921. Neste período, já era estabelecido em São Romão, o jovem Fernando Gomes Pedroza, filho do Cel. Fabrício Pedroza, que realizava um trabalho de prospecção do algodão, na Fazenda São Joaquim, procurando cultivar uma pluma de melhor qualidade. Com o sucesso da sua pesquisa, inaugurou em 1929, a Usina São Joaquim, que foi mais tarde um dos maiores complexos têxteis do estado do RN. Fernando Pedroza se tornou um dos pioneiros do famoso ouro branco que era o nosso principal produto de exportação. Em 1923, foi construída a capela de São Romão e em 25 de Dezembro foi rezada a 1ª missa pelo Padre Ulisses Maranhão. A primeira imagem do padroeiro São Romão, foi doada por Dona Crináurea Trindade, filha de Miguel Trindade e esposa do agropecuarista Joaquim Firmino. A inauguração da Usina São Joaquim e a chegada do trem em 1932, impulsionaram o desenvolvimento do lugar. Em 31 de outubro de 1938, o povoado deu o seu primeiro passo para emancipação política. Através do Decreto nº 603, passou a categoria de Distrito. Em 1935, o prefeito de Angicos,José Nestor Gouveia, iniciava a construção do mercado público, uma feliz iniciativa e solicitação do industrial Fernando Gomes Pedroza. Em 11 de setembro de 1938, foi inaugurado o seu busto na praça principal, uma gratidão do povo do lugar, que o viu transformar uma mata, num trepidante povoado, posteriormente centro comercial, campo agrícola, vila e hoje cidade.

(Retirado da timeline do facebook de Anilton de Souza)

Discussão:

  • Joao Goulart Carvalho Se a familia trindade já morava no sitio sao romao no inicio do do seculo XIX,inclusive luiz trindade nasceu em 1905,porque a historia de FP insiste que o sr.antonio teixeira foi quem descobriu a vila de sao romao,a historia de fernando pedroza tem que ser melhor pesquisada e fazer justiça aqueles que realmente chegaram a habitar nosso município no inicio do seculo XIX. Não quero tirar o mérito do relato de anilton que sempre procura elevar e divulgar a nossa historia com bastante conhecimento, mas precisamos debater mais a nossa
    historia.

Curtir · Responder · 1 · 11 h

  • [pic 1]

Anilton SouzaMeu caro Jango: No meu trabalho, que brevemente irei concluir, Antônio Teixeira também faz parte da história. Não como fundador e sim como caixeiro viajante. Ele levava a vida viajando pelas cidades onde havia alguma obra, como construção de estradas de rodagens e de ferro e lá chegando, se estabelecia com um barracão para fornecer aos trabalhadores. A sua passagem por São Romão, se deu rapidamente ao instalar um barracão e ter contribuído juntamente com outros comerciantes, com a criação da feira livre. Ele foi sem dúvida, um dos pioneiros do comércio varejista de cereais. Não significa dizer, que ele foi o descobridor ou fundador da vila de São Romão. Pelas minhas pesquisas, os fundadores de São Romão, foram Miguel Trindade e Fernando Gomes Pedroza. Cada um atuando em áreas distintas. Miguel Trindade como agropecuarista e homeopata, Fernando Pedroza, como pesquisador, industrial, exportador de algodão, ambos deram uma contribuição considerável para o desenvolvimento de São Romão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (298.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com